fbpx

Filme ‘Getúlio’ estreia na TV nos 60 anos da morte do estadista

-

Wandreza Fernandes
Editora chefe do Área VIP e redatora web há 15 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e especialmente em Novelas.

Comente

Veja também

- Continua após o Banner -

Divulgação
Divulgação

- Continua após o anúncio -

Na noite desta segunda, dia 25 de agosto, a Globo volta ao ano de 1954 para lembrar um dos momentos históricos mais importantes da vida política brasileira. Exatamente um dia após a data em que se celebra os 60 anos de morte do presidente mais polêmico do país, ‘Tela Quente’ exibe o filme “Getúlio”. Com direção de João Jardim, roteiro de George Moura e fotografia de Walter Carvalho, a produção, inédita na televisão, percorre a intimidade dos últimos 19 dias de vida do presidente.

Protagonizado por Tony Ramos, que interpreta Getúlio, e Drica Moares, que vive Alzira, filha e braço-direito do presidente, o longa-metragem narra o período em que seus opositores o acusam de ter ordenado um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, interpretado por Alexandre Borges. A conspiração político-militar, que culminou no suicídio de Getúlio, durou justamente os dias entre o tiro que quase atingiu o jornalista na Rua Tonelero em 5 de agosto de 1954 e o que matou o presidente no dia 24 do mesmo mês.

Para Tony Ramos, que interpreta o presidente, o papel foi um desafio. “Foram 45 dias de ensaios, mas o filme começou para mim um ano antes. João Jardim é um grande documentarista e me colocou nas mãos filmes, documentos da República, e a partir daí fui mergulhando e estudando. Você tem que ter muita disciplina para entrar na história de um homem como Getúlio”, resume. O ator conta ainda que não quis imitar o estadista. “O que fiz foi mostrar os questionamentos, a raiva, os sentimentos que chegaram a esse homem nesses dias de crise. A trama não só recupera parte da história para uma plateia jovem que estudou a época apenas nos livros, como também mostra meandros da política e os bastidores do poder”, completa Tony, que comemora 50 anos de carreira este ano.

- Continua após o anúncio -

O filme foi gravado entre junho e julho do ano passado e lançado nos cinemas no dia 1º de maio deste ano, não por acaso: foi durante a Era Vargas (1930/1945) que Getúlio fez do Dia do Trabalho o seu grande palanque. A locação só poderia ser o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede da Presidência da República até a construção de Brasília. O lugar onde tudo de fato ocorreu não é o único próximo à realidade. Fiel à época, a produção usou ainda o mesmo revólver com que Getúlio se matou e a mesma cama onde caiu morto. O pijama é idêntico ao usado pelo presidente, exposto no museu do Palácio.

O elenco também conta com Alexandre Nero, Daniel Dantas, Jackson Antunes e Marcelo Médici, entre outros.

- Continua após o anúncio -

‘Getúlio’ vai ao ar no dia 25, na ‘Tela Quente’, depois da novela ‘O Rebu’.

 

- Continua após o anúncio -

+ Novidade: Área VIP no Telegram – Clique Aqui e fique por dentro!

E tem muito mais para você: Baixe o app Área VIP – TV e Famosos ou siga o Área VIP no Google Notícias e receba as informações mais quentes do entretenimento com tudo o que acontece no mundo da TV e dos FamososClique Aqui!

Wandreza Fernandes
Editora chefe do Área VIP e redatora web há 15 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e especialmente em Novelas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Últimas TV & Famosos