Em julho deste ano, a Globo anunciou o fim do contrato do diretor Jayme Monjardim. O profissional foi responsável por algumas das novelas de maior sucesso do canal, como Terra Nostra (1999) e O Clone (2001), além de também ter dirigido a primeira versão de Pantanal (1990), na TV Manchete.
No entanto, o fim do vínculo com a Globo não significa que o diretor vá se aposentar. Monjardim se dedica à produtora Putz, com a qual pretende emplacar novos projetos na telinha. “A ideia é trabalhar esses projetos, seja para televisão, seja para streamings e cinema. O importante é continuar criando”, disse ele, na ocasião de sua saída do canal.
Um dos projetos que Monjardim vem tentando emplacar é a novela Romaria. Em seu Instagram, o diretor deu detalhes da produção, que ainda não tem emissora ou plataforma de exibição.
+ No Rancho Fundo: Caridade tem restaurante lacrado pela defesa civil e motivação vem à tona
“Força às famílias brasileiras”
Numa postagem em suas redes sociais, Jayme Monjardim afirmou que vem trabalhando no projeto de Romaria há quatro anos, e que a novela é fruto da “devoção que toca” seu coração.
“Romaria vem pra cumprir muito além do roteiro de uma novela, vem pra abençoar meu novo momento, vem para levar força às famílias brasileiras, fazer a todos entendermos que sem fé e sem esperança não é possível seguir a estrada tão difícil desses tempos!”, explicou o diretor.
Monjardim contou ainda que a inspiração veio da música homônima, de Renato Teixeira. “Veio a inspiração de contar uma história brasileira, horando as religiões católicas, evangélicas , o islamismo, espiritismo, seja qual for sua religião ou crença, acima de tudo Romaria trará o nosso povo, o reflexo do brasileiro; nossa cultura do Sul ao Norte do país em um grande enredo de amor, pela busca dos seus valores e amores, em uma jornada onde a fé faz milagres acontecerem!”, postou o profissional.
+ Longe das novelas há nove anos, Glória Menezes chega aos 90
Negociação
Jayme Monjardim está afastado da direção de novelas desde Tempo de Amar (2017). Na Globo, o profissional teve como mais recente trabalho a minissérie Passaporte Para Liberdade (2021), uma coprodução internacional toda gravada em inglês.
Ele tentou emplacar o projeto de Romaria na líder de audiência, mas a ideia não avançou. No entanto, Jayme Monjardim segue buscando parcerias para viabilizar a novela.
De acordo com o colunista Flavio Ricco, Monjardim iniciou uma conversa com a Band para emplacar a novela. A emissora tem interesse em voltar a investir em folhetins, mas busca viabilizar o projeto financeiramente. Sendo assim, ainda não há nada definido.