No próximo dia 02 de março, a Globo exibirá na sua programação, a premiação do Oscar 2025, e a emissora já bateu o martelo e definiu quem irá comandar a transmissão.
E a escolhida foi a apresentadora Maria Beltrão, ela já comanda a premiação no canal desde 2006. Porém, a escolha da apresentadora do É De Casa, para o comando da atração não agradou muito o público.
+ De volta à Globo, Regina Duarte vende suas obras de arte na internet
Acontece que o pai dela, Hélio Beltrão, teve uma ligação com a ditadura militar brasileira no passado. Ele era economista e atuou como ministro nos governos dos presidentes Costa e Silva e João Figueiredo.
Hélio Beltrão foi um dos signatários do Ato Institucional nº 5, o qual permitiu a cassação de parlamentares e a suspensão de direitos políticos. O decreto que vigoraria por prazo indefinido, ainda concedia ao presidente o poder de suspender o habeas corpus, impor censura prévia à imprensa, aposentar compulsoriamente professores universitários e prender dissidentes.
E o filme brasileiro, Ainda Estou Aqui, que concorre ao Oscar, narra a busca de Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres, pelo seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar. A produção brasileira conta com três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.
+ Ator de novelas da Globo desabafa e expõe abandono: “Vivendo um momento muito ruim”
No ano passado a emissora carioca não transmitiu o evento, porém, com o filme brasileiro concorrendo ao prêmio, o canal resolveu trazer de volta a premiação na TV aberta.
Mas, a escolha por Maria Beltrão não pegou nada bem entre os internautas: “Maria Beltrão, foi escalada para apresentar o Oscar justamente tendo “Ainda Estou Aqui” como filme que concorre à estatueta. É falta de noção da Globo ou é mesmo uma provocação. Ela, é Filha de um ministro da ditadura militar e irmã de um agitador extremista de direita”, criticou um. “Que besteira. A Maria Beltrão apresenta o Oscar há muitos anos. E todo ano que ela é anunciada, tem essa ladainha. Virem o disco. Ela não é o pai”, defendeu outro.