Um conhecido telejornal exibido diariamente pela Globo para todo o Brasil irá acabar em breve. Acontece que a partir do dia 18 de agosto a emissora carioca irá desligar o seu sinal analógico das parabólicas, assim, o público que acompanha a Globo pelas clássicas antenas irá deixar de se informar por meio do telejornal Brasil TV.
O telejornal foi criado em 2004, e é equivalente aos telejornais locais exibidos em cada estado entre a novela das seis e das sete, porém, diferentemente dos telejornais locais, o Brasil TV não é exibido em um estado específico, mas sim para todo o Brasil por meio das parabólicas.
+ Paola Carosella tem futuro na Globo definido; saiba qual
O telejornal tem exibição de segunda a sábado, sempre por volta das 19h10. De acordo com informações do NaTelinha, o mesmo alcança quase 23 milhões de domicílios em todo o país.
Desde que foi lançado, o Brasil TV contou com vários jornalistas no seu comando, como Leilane Neubarth, Ana Carolina Raimundi, Hélter Duarte, Lair Rennó, Paulo Renato Soares e Marcelly Satúbal. Atualmente quem comanda o telejornal é Priscila Chagas. O Brasil TV, vale dizer, é transmitido diretamente dos estúdios da Globo no Rio de Janeiro.
Antes da criação do telejornal, a Globo passava cerca de 20 minutos com a tela preta, acontece que naquela época do começo dos anos 2000, os telejornais locais tinham menos tempo no ar.
Além do Brasil TV, o público da parabólica também se acostumou a assistir programas da GloboNews ou a reprise do Hora Um no horário dos telejornais locais matinais e dos locais da hora do almoço, além de também contar com exibição de Festival de Desenhos. Porém, nos últimos anos, a Globo passou a exibir nessas duas primeiras faixas os locais Bom Dia SP e o SP1.
A partir do dia 19 de agosto, quem efetuar a troca da parabólica analógica pela digital irá se informar com o noticiário de sua região nos três horários, assim sendo, quem mora na Paraíba, por exemplo, assistirá ao Bom Dia Paraíba, JPB1 E JPB2. Porém, o Brasil TV não será extinto agora, ele permanecerá sendo exibido no SAT-HDR até o desligamento do sinal HDR pela Anatel, previsto para ocorrer no final do ano, só após isso, o telejornal sairá de fato do ar.
A assessoria da Globo confirmou a informação: “Quando for feita a troca do equipamento, o telespectador ganha toda a sua grade regionalizada. Ele verá todos os jornais locais e comerciais da sua região. Logo, o Brasil TV se tornará Praça TV II. Por exemplo: quem tem parabólica analógica em SP deixará de ver o Brasil TV e passará a ver o SPTV 2ª Edição”, explicou a assessoria da emissora.