Com planos de promover nostalgia entre seus telespectadores, as emissoras estão tentando trazer de volta antigos programas de sucesso, em novas versões. Desta vez, inclusive, uma grande disputa travada entre a Globo e o SBT veio à tona e promete render e muito.
+ Ratinho planeja tornar Eduardo Costa apresentador de novo programa sertanejo do SBT
Isso porquê, o programa ‘Globo de Ouro’, veiculado no canal da família Marinho entre a década de 1970 e 1990, por pouco se tornou uma marca pertencente ao canal de Silvio Santos, que recorreu a um pedido de registro da marca no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Na época, a emissora havia transmitido do Golden Globes, o Globo de Ouro, premiação do cinema – transmitido entre 2006 e 2007 -, e, segundo informações do portal Notícias da TV, o processo ainda está em aberto no instituto, e um provável veredito favorável para a Globo segue sob fase de reconhecimento.
+ Dandara Mariana revela boicote na Globo sobre derrota na ‘Dança dos Famosos’
Em explicação, o Inpi alegou que, quando um usuário ou empresa faz um pedido de registro de marca, ele deve indicar quais produtos ou serviços aquela marca visa proteger, e nesta ocasião, a Globo detinha os registros do ‘Globo de Ouro’ nas classes 38 e 41, entre serviços de comunicação, publicidade, propaganda, entretenimento e produção de programas para rádio e televisão, além de manter direito sobre a marca até meados de 2025.
+ Após morte de Gugu, SBT planeja volta de famoso programa com dupla sertaneja
“O registro da Globo na classe 41 sofreu caducidade e o SBT entrou com o pedido, mas a Globo provou o uso e a marca está vigente. Com isso, os pedidos do SBT nas classes 38 e 41 deverão ser indeferidos em breve. O registro da Globo na classe 38 foi extinto em 2005 por falta de prorrogação, mas isso não altera a conclusão acima, já que as classes 38 e 41 são afins, e a manutenção do registro da Globo na 41 lhe coloca como titular da marca”, diz o SBT, em nota.
Veja também: