Falando sobre o crescimento das queimadas no Brasil nos últimos 6 anos, a GloboNews acabou cometendo um erro ao vivo gerando a reação dos internautas, nesta quarta-feira (22).
+ Flávia Noronha comete gafe no ‘TV Fama’ e Nelson Rubens brinca com a situação
De acordo com a reportagem, a área atingida pelo fogo cresceu cerca de 80% em 2024, sendo que um dos biomas mais afetados foi a Amazônia. No entanto, um detalhe não passou despercebido pelo público.
O gráfico mostrando a evolução das queimadas foi exibido ao contrário, começando do ano 2024 até 2019. “As queimadas aumentaram, mas a Globonews faz o gráfico invertido para criar a impressão que estão diminuindo. Isto não é jornalismo, é assessoria de imprensa do governo”, reclamou um usuário no X (antigo Twitter).
“Inverteram o gráfico?”, perguntou outro. “Eu quero muito acreditar que foi um erro que ninguém viu, mesmo já tendo passado 4 horas desde que todo mundo está avisando”, alertou outra. Vários outros usuários continuaram a discutir o erro nos comentários.
Confira:
Queimadas no Brasil
De acordo com dados do Monitor de Fogo, do MapBiomas, em 2024, as queimadas no Brasil cresceram cerca de 79% em relação a 2023, resultando em 30.867.676 de hectares atingidos pelo fogo.
+ Globo comete erro ao vivo e exibe imagens de jogador do Botafogo em matéria sobre drogas
Desses, 73% foram de vegetação nativa e 25% em formações florestais. Já em áreas de pastagem, as queimadas somaram um total de 21,9% em 2024, conforme os dados. No ano passado, o país se viu em meio à uma nuvem de fumaça que atingiu vários estados, causando preocupação no público.
Este ano, Los Angeles também foi atingida por um incêndio de grandes proporções, que tem resultado em destruição e perdas de várias residências de celebridades e anônimos na região.