O último capítulo de ‘O Outro Lado do Paraíso‘, exibido nesta sexta (11), registrou 46 pontos na Grande São Paulo, segundo dados preliminares, menos do que na véspera (48,5).
A novela fechou com média geral de 38,6 pontos e não conseguiu superar ‘Avenida Brasil‘ (2012), que teve 38,8 pontos. De acordo com o Notícias da TV do colunista Daniel Castro, a audiência do capítulo final está sujeita a confirmação pelo Ibope na próxima segunda-feira, mas, mesmo que mude, não irá alterar a ordem das tramas mais vistas dos últimos tempos.
Seu último capítulo deu menos ibope do que a antecessora, A Força do Querer (50,1). Avenida Brasil cravou 52.
Confira as emoções do último capítulo:
A novela de Walcyr Carrasco chegou ao fim nesta sexta-feira, 11/5, provando que tudo que você faz um dia volta para você, como dizia a música de abertura.
Clara (Bianca Bin) finalmente conseguiu fazer justiça, ganhou um final feliz ao lado de Patrick (Thiago Fragoso) e o casal teve sua primeira noite de amor. A mocinha também foi aceita por Tomaz (Vitor Figueiredo).
Gael (Sérgio Guizé) se mudou para o Rio de janeiro e ganhou a chance de um novo recomeço ao lado de Thais (Vanessa Giácomo). Sophia (Marieta Severo) acabou internada, após seu julgamento.
Beth (Gloria Pires) lançou a primeira coleção de sua grife no São Paulo Fashion Week. Caetana (Laura Cardoso) faleceu e foi velada no bordel, com uma grande festa. Mercedes (Fernanda Montenegro) e Josafá (Lima Duarte) tiveram um final romântico, repleto de carinhos e cumplicidade.
E no final da novela, Mercedes emocionou com uma linda mensagem: “Esta é a história de Clara. É uma das muitas histórias que acontecem no Jalapão, no Tocantins. O Tocantins! Quando o mundo acabar, só restará o Tocantins! Eu ou minha neta, estaremos esperando com alimentos, água, roupas, sementes para plantar, livros para estudar, tudo que já estoquei durante a vida toda. É minha missão. Surgirá uma nova civilização, sem guerras ou ódio. Baseada no amor e na fraternidade. Entretanto, até lá, no passado, no presente, no futuro, as pessoas, eu, você, nós, continuaremos a eterna luta entre a luz e a escuridão. Mas, seja pelo sofrimento ou pela dor, pela alegria ou pelo amor, todos um dia encontrarão a luz maior”.