Os números de audiência na Globo continuam a decepcionar. Tido como a maior emissora do Brasil, o canal registrou uma das piores audiências de sua história em dezembro de 2024.
+ Globo toma decisão após problemas e aumenta duração de ‘Garota do Momento’
Segundo o portal Metrópoles, a emissora marcou 9,9 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo, ficando abaixo dos 10,3 alcançados na mesma época em 2023. A Globo não foi a única a apresentar uma queda considerável em sua audiência. Outros canais, como Rede TV e Band, também tiveram quedas de 0,1 e 0,2 pontos, respectivamente.
Tratando-se da emissora global, o desempenho da novela “Mania de Você” está entre os destaques, alcançando índices bastante negativos nos últimos meses, fazendo com que “Travessia” perdesse o título de pior Ibope do canal.
Mudanças no comportamento do público
Vale lembrar que todas as emissoras têm enfrentado uma mudança de comportamento do público devido ao advento da internet. Com o crescimento do conteúdo transmitido online através de serviços de streaming e sites como Youtube, novos telespectadores têm mudado a sua maneira de consumir produções como documentários, filmes e programas de TV.
+ BBB25: Descubra quando os participantes deverão ser divulgados pela Globo
Até mesmo personalidades conhecidas da mídia têm apostado em criar conteúdo online, fazendo com que os fãs migrassem aos poucos da TV para a internet. Com isso, as emissoras apostam na contratação de influenciadores digitais, como foi o caso de Virginia Fonseca, que tem conseguido uma boa audiência nas tardes de sábado no SBT, no comando do “Sabadou com Virginia”.
Como resultado, vários canais usam a criatividade, resgatando até mesmo clássicos do passado, para atrair novamente a atenção daqueles que tinham o costume de assistir televisão, como está sendo o caso das reprises do “Vale a Pena Ver de Novo”, com nomes como “Tieta” e “Alma Gêmea”.