No ar desde 26 de agosto, a Edição Especial de Cabocla não vem apresentando os resultados almejados pela Globo. A emissora esperava que a trama de Benedito Ruy Barbosa elevasse os índices herdados de Cheias de Charme (2012), mas não foi isso o que aconteceu.
A novela das Empreguetes derrubou os números do slot de reprise de novelas exibido após o Jornal Hoje. Mas a história de Zuca (Vanessa Giácomo) não refrescou a situação e vem apresentando números ainda piores.
Exibida entre 11 de março e 30 de agosto de 2024, Cheias de Charme teve média geral de 10,7 pontos no Kantar Ibope Media. Já Cabocla, por enquanto, acumula média de 10,4 pontos. A trama entrou no ar em 26 de agosto.
+ Apesar da baixa audiência, Estrela da Casa ganhará segunda temporada na Globo
Sucesso inicial
Chamada de Edição Especial, a faixa de reprises exibida às 14h40 na Globo foi lançada no final de 2021, com o repeteco de O Cravo e a Rosa (2000). A emissora acreditava no potencial do clássico de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira para brecar o avanço da Record, que vinha numa boa fase com seu Balanço Geral.
A aposta se revelou bem-sucedida e O Cravo e a Rosa, em pouco tempo, consolidou a Globo na liderança do horário com folga. A novela obteve média geral de 14 pontos, um excelente resultado para a faixa.
Diante disso, a Globo seguiu apostando em reprises de novelas no horário. Chocolate com Pimenta (2003) e Mulheres de Areia (1993) vieram na sequência, ambas com bom desempenho: a primeira teve média de 13 pontos, e a segunda anotou 12,6.
+ Globo promove mudança importante na terceira temporada de Encantado’s
Queda de audiência
Porém, o sinal amarelo na Globo acendeu com a reprise de Cheias de Charme, que não segurou os números de suas antecessoras. A emissora entendeu que a novela de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez era bem diferente das anteriores, o que teria afugentado o público.
Por isso a escolha por Cabocla, uma trama romântica, rural e de época, que teria potencial de resgatar o público de O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta. Mas, até aqui, a aposta não se revelou bem-sucedida.
Cabocla, vale lembrar, foi um grande sucesso na faixa das 18h da Globo em 2004. A reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2008, também registrou boa audiência.
Colaborou: André Santana