Portal MSN

MSN

Grande aposta das tardes da Globo, Cabocla decepciona na audiência

Novela exibida na faixa Edição Especial não elevou os números do horário

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Tobias e Zuca em Cabocla (Foto: Globo)

No ar desde 26 de agosto, a Edição Especial de Cabocla não vem apresentando os resultados almejados pela Globo. A emissora esperava que a trama de Benedito Ruy Barbosa elevasse os índices herdados de Cheias de Charme (2012), mas não foi isso o que aconteceu.

A novela das Empreguetes derrubou os números do slot de reprise de novelas exibido após o Jornal Hoje. Mas a história de Zuca (Vanessa Giácomo) não refrescou a situação e vem apresentando números ainda piores.

Exibida entre 11 de março e 30 de agosto de 2024, Cheias de Charme teve média geral de 10,7 pontos no Kantar Ibope Media. Já Cabocla, por enquanto, acumula média de 10,4 pontos. A trama entrou no ar em 26 de agosto.

+ Apesar da baixa audiência, Estrela da Casa ganhará segunda temporada na Globo

Sucesso inicial

Chamada de Edição Especial, a faixa de reprises exibida às 14h40 na Globo foi lançada no final de 2021, com o repeteco de O Cravo e a Rosa (2000). A emissora acreditava no potencial do clássico de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira para brecar o avanço da Record, que vinha numa boa fase com seu Balanço Geral.

A aposta se revelou bem-sucedida e O Cravo e a Rosa, em pouco tempo, consolidou a Globo na liderança do horário com folga. A novela obteve média geral de 14 pontos, um excelente resultado para a faixa.

Diante disso, a Globo seguiu apostando em reprises de novelas no horário. Chocolate com Pimenta (2003) e Mulheres de Areia (1993) vieram na sequência, ambas com bom desempenho: a primeira teve média de 13 pontos, e a segunda anotou 12,6.

+ Globo promove mudança importante na terceira temporada de Encantado’s

Queda de audiência

Porém, o sinal amarelo na Globo acendeu com a reprise de Cheias de Charme, que não segurou os números de suas antecessoras. A emissora entendeu que a novela de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez era bem diferente das anteriores, o que teria afugentado o público.

Por isso a escolha por Cabocla, uma trama romântica, rural e de época, que teria potencial de resgatar o público de O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta. Mas, até aqui, a aposta não se revelou bem-sucedida.

Cabocla, vale lembrar, foi um grande sucesso na faixa das 18h da Globo em 2004. A reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2008, também registrou boa audiência.

Colaborou: André Santana

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!