De forma inesperada, Mania de Você se transformou em um verdadeiro fiasco no horário nobre da Globo, alcançando a pior audiência já registrada nesse horário e levando o canal a mobilizar uma força-tarefa para reverter a crise que o folhetim de João Emanuel Carneiro enfrenta, e sem sinal de melhora.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, a novela das 21h marca até agora uma média de 21,4 pontos na Grande São Paulo, quatro pontos abaixo da sua antecessora, o remake de Renascer (que teve 25,5 pontos), já considerado um índice baixo na época.
A trama, estrelada por Gabz, Chay Suede, Nicolas Prattes e Agatha Moreira, agora até supera negativamente Um Lugar ao Sol, novela de Lícia Manzo estrelada por Cauã Reymond, que foi ao ar entre 2021 e 2022 e mantinha o recorde de pior audiência no horário das 21h, com uma média geral de 22 pontos. Também no ranking das piores audiências estão Travessia (2023), com 24,2 pontos, e Babilônia (2015), com 25,4 pontos.
Para tentar melhorar os índices, a Globo já tomou algumas medidas, como reeditar a novela para acelerar os acontecimentos e cortar temas mais polêmicos, evitando afugentar ainda mais o público.
Mudanças na trama
Uma dessas mudanças afeta a história de Volney (Paulo Rocha) e Bruna (Duda Batsow). Antes, havia a sugestão de um romance entre tio e sobrinha, mas agora, Bruna terá apenas uma paixão platônica por Volney, que é irmão de criação de sua mãe, Diana (Vanessa Bueno). Enquanto isso, Volney terá uma conexão próxima com Fátima (Mariana Santos), mas sem que isso se torne algo oficial, pelo menos por enquanto.
+ João Emanuel Carneiro, autor de Mania de Você, não quer renovar contrato com a Globo
Outra modificação foi o corte do romance entre Fátima e Diana. Nos bastidores, essa mudança já era esperada, considerando a preferência do diretor da Globo, Amauri Soares, por evitar temas mais sensíveis em algumas produções.
Colaborou: Renan Santos