Mesmo com o fracasso de Mestre do Sabor, a Globo não desistiu de ter uma competição culinária em sua linha de shows. O canal foi buscar no GNT o The Taste Brasil, que está no ar desde 2015, e passou a exibi-lo também na TV aberta. E os resultados apareceram.
A sétima temporada da atração está sendo exibida pela primeira vez em canal aberto, nas noites de sexta-feira, após o Globo Repórter. Na estreia, que aconteceu no último dia 4 de outubro, o programa não decepcionou e registrou índices satisfatórios de audiência.
De acordo com dados do Kantar Ibope Media obtidos por fontes do mercado, a estreia de The Taste Brasil registrou média de 10 pontos. Trata-se de um ótimo resultado para o horário, no qual a Globo costumava registrar audiência com menos de dois dígitos.
+ Celso Portiolli bate a Record com o ‘Domingo Legal’ e garante a vice-liderança isolada
Novidade na linha de shows
Em sua sétima temporada, The Taste Brasil é exibido pelo GNT, Globoplay e, agora, também na TV Globo. No canal pago e no streaming, os episódios inéditos vão ao ar às quintas-feiras, enquanto na emissora aberta o programa é exibido nas noites de sexta.
The Taste Brasil reúne os chefs Felipe Bronze, Claude Troisgros, Manu Buffara e Manu Ferraz, que atuam como mentores. Eles montam times com os competidores, que precisam apresentar quitutes em apenas uma colher. A cada episódio, um chef convidado e um artista ajudam a provar os pratos dos participantes. No final, o vencedor leva um troféu e um prêmio de R$ 100 mil.
Produzido pela Moonshot, The Taste Brasil é baseado num formato estadunidense. O programa estreou no Brasil em 2015, no GNT, e teve temporadas produzidas anualmente até 2019. Após um hiato entre 2020 e 2022, The Taste voltou ao ar no ano passado.
+ ‘Programa Silvio Santos’ marca 36% mais audiência que reality da Record
Nova tentativa
Depois que competições culinárias como o MasterChef Brasil, na Band, e Bake Off Brasil, no SBT, conquistaram boa audiência e ótimo faturamento em suas respectivas emissoras, a Globo tentou entrar no filão. Porém, o canal entrou atrasado na disputa, e com um formato problemático.
Mestre do Sabor foi a resposta da emissora dos Marinho ao sucesso dos concorrentes. Apresentado por Claude Troisgros, a atração não alcançou o êxito esperado pela Globo e acabou tendo vida curta. Foram apenas três temporadas, exibidas entre 2019 e 2021.
Com o The Taste Brasil, a Globo volta a entrar nessa briga, desta vez com um formato já testado em seu canal pago. A emissora está de olho, principalmente, no potencial de faturamento deste tipo de formato.
Colaborou: André Santana