Durante seu mandato como presidente do Brasil, Jair Bolsonaro nunca escondeu seu desafeto pela Globo. Já no final de seu governo, ele renovou a concessão da emissora por mais 15 anos.
A notícia foi dada em primeira mão pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo a coluna a concessão da Record e da Bande também foram renovadas. A portaria será publicada no Diário Oficial de amanhã.
Michelle Bolsonaro compartilha novidade: “Bendito seja o Senhor”
Na semana passada, o presidente já havia renovado a concessão do SBT. A partir daí, o texto segue para o Congresso, onde também precisa ser aprovado.
Rixa antiga
Desde entrou no governo, Bolsonaro não escondeu sua rixa com a Globo e diversas vezes ameaçou não renovar a concessão da emissora. Em um dos seus encontros com a imprensa no Palácio da Alvorada, ele deixou sua intenção bem clara. “Essa imprensa lixo, porcaria. Não vou dar dinheiro para vocês. E, em 2022, não é ameaça não, assim como faço com todo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade para que possa ter a concessão renovada. Se não estiver tudo certo, não renovo a de vocês e nem a de ninguém”, falou o presidente na ocasião.
Concessão do governo
A cada 15 anos, as concessões dos canais de televisão são renovadas pelo Governo Federal. Depois de aprovada pelo presidente, o tramite ainda passa pelo Congresso Nacional. Em outrbro, a TV Globo apresentou requerimento ao Ministério das Comunicações solicitando a renovação da concessão das emissoras que mantém em cinco localidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Famosos veteranos da Globo temem ser demitidos
A empresa tem alcance nacional, mas nas demais localidades ela é transmitida por parceiros com quem tem contrato de exibição da programação.