Neste último domingo (01), o Jornal Nacional completou 55 anos no ar. O telejornal é o principal do país e tem exibição de segunda a sábado no horário nobre da TV Globo.
Atualmente o JN tem o comando de William Bonner e Renata Vasconcellos, porém, ao longo dos seus 55 anos já passaram diversos nomes pela bancada do informativo.
Assim, selecionamos cinco nomes que já passaram pela atração e talvez você nem saiba!
CID MOREIRA E SÉRGIO CHAPELIN
Cid Moreira fez parte da estreia do Jornal Nacional em 1º de setembro de 1969, o qual ele comandou junto com o jornalista Hilton Gomes. Já um ano depois, Hilton deixou o comando do informativo e Cid passou a comandar o telejornal juntamente com Sérgio Chapelin, com quem formou dupla até 1979. Com a saída de Sérgio Chapelin, Cid Moreira passou a comandar o JN sozinho.
Já em 1981, Sérgio Chapelin voltou a formar dupla com Cid por mais dois anos, até 1983. Em sua terceira passagem pelo Jornal Nacional, Sérgio Chapelin voltou ao comando do informativo em 1989, permanecendo na bancada do telejornal até 1996.
LILIAN WITE FIBE
No ano de 1996, o diretor de jornalismo da Globo na época, Evandro Carlos de Andrade, promoveu mudanças no telejornal, tirando Cid Moreira e Chapelin da bancada e os substituindo por William Bonner e Lilian Wite Fibe. Já no começo de 1998, Lilian Wite Fibe deixou a bancada do telejornal e um rodízio com alguns jornalistas foram feitos durante 2 meses.
FÁTIMA BERNARDES
A jornalista Fátima Bernardes passou a fazer parte da bancada do JN em março de 1998, cerca de 2 meses após a saída de Lilian Wite do telejornal. Na bancada do Jornal Nacional ela ficou até o ano de 2011, quando saiu para assumir o comando do Encontro na Globo.
PATRÍCIA POETA
A jornalista que até então comandava o Fantástico, foi escolhida para ocupar o lugar deixado por Fátima Bernardes. No comando do informativo, ela ficou durante apenas 3 anos, saindo em 2014, sendo substituída por Renata Vasconcellos, que divide a bancada ao lado de Bonner até os dias de hoje.