A jornalista Sandra Coutinho e o comentarista Demétrio Magnoli entraram em conflito ao vivo durante o programa “Em Pauta”, transmitido pela GloboNews nesta última sexta-feira, dia 1º.
+ Com ex-contratados da Globo e SBT, CNBC Brasil define data de estreia; saiba quando será
A divergência começou enquanto analisavam o cenário político nos Estados Unidos, onde as eleições presidenciais se aproximam, e o debate rapidamente ganhou intensidade, gerando tensão no estúdio.
A discussão iniciou-se ao abordarem o comportamento eleitoral sob uma perspectiva de gênero. No começo, ambos exploravam as intenções de voto masculinas na disputa, destacando Kamala Harris e Donald Trump, porém, a conversa logo se tornou acalorada.
+ Raul Gil abre o jogo sobre rumores de saída do SBT e faz revelação ao público
Sandra Coutinho sugeriu que a rejeição a Kamala Harris entre homens negros tinha relação com a misoginia, caracterizando-a como um preconceito contra mulheres.
Para reforçar sua visão, Sandra afirmou ter “lugar de fala” e ressaltou os desafios adicionais enfrentados pelas mulheres. Esse comentário trouxe um tom pessoal à análise e despertou discordância.
Demétrio Magnoli, por sua vez, discordou e argumentou que, como analista político, também detinha “lugar de fala” e que seu papel era compreender comportamentos eleitorais de diferentes grupos, em qualquer contexto.
Clima ficou tenso na GloboNews
No decorrer da conversa, o clima se intensificou. Sandra tentou explicar melhor sua posição, mas foi interrompida por Demétrio, que insistiu em seu direito de expressar suas análises. A partir desse ponto, a tensão no estúdio aumentou, com ambos mantendo posições firmes.
+ Roberto Cabrini é o ‘enviado especial’ da Record para a cobertura das eleições dos EUA
No calor da troca, Sandra acusou Demétrio de “mansplaining” — quando um homem explica algo de forma condescendente a uma mulher. Em resposta, Demétrio riu, atitude que desagradou a jornalista, que expressou desconforto e criticou o tom irônico, apesar de afirmar respeitar a opinião do colega.
“Eu acho que é feio você rir debochadamente. Eu não faço isso com você; tenho respeito pela sua opinião”, disparou a jornalista da GloboNews.
Confira a cena da discussão abaixo:
Colaborou: Hudson William