No próximo dia 14 de dezembro, quinta-feira, acontece no Teatro Bradesco, em São Paulo, um show beneficente para arrecadar fundos para custear o tratamento de Mingau, baixista da banda de rock Ultraje a Rigor. A campanha “Juntos pelo Mingau” tem mobilizado diversos artistas e empresários. Nesta segunda-feira (11), no The Noite, Danilo Gentili recebe Bebel, filha do músico, além de Isaac Azar, do restaurante Paris 6, Marcelo Cuscuna, CEO da Ottobock, e Carlos Dallagno, diretor da Dellamed, para dar as últimas novidades dessa rede de ajuda.
+ Filha de Mingau se emociona com reação do pai durante recuperação: ‘Eu te amo!’
Bebel, inclusive, fala com animação a respeito da recuperação do pai ao comentar do vídeo que postou com Mingau dando um beijo nela. “Foi a primeira vez que ele deu um beijo em mim. Era um exercício que estávamos tentando fazer na fonoaudióloga dele. Aconteceu não na hora da consulta, mas quando estava eu e ele. No dia seguinte, ele repetiu“.
Além do show, que contará com diversos músicos e artistas, Mingau também vem recebendo doações.
“O The Noite é o primeiro programa de televisão a ter um prato e 30% da receita dele, vai para o tratamento do Mingau. Além disso, vai ser um prato subsidiado. Custaria mais de 90 reais mas vamos colocar por 69 reais. Esse prato vai estar disponível nas minhas unidades próprias na Rua Haddock Lobo“, explica Isaac, do Paris 6.
“Fizemos questão de ajudar com alguns produtos que vão contribuir no dia a dia da família e do Mingau. O colchão vai alternando a pressão e evita que o paciente tenha lesões de pressão… Tem a cama três movimentos, que também vai ajudar no posicionamento do paciente, e o guincho hidráulico, que serve para movimentar o paciente“, explica Carlos, da Dellamed.
“O Mingau vai precisar de uma cadeira de rodas adaptada. Já tivemos contato com ele, tomamos as medidas, fizemos a avaliação e ela já está sendo fabricada na Alemanha. Enquanto isso, ele vai ter uma outra para começar a recuperação e a reabilitação. Vamos colaborar também com o processo da reabilitação em um dos nossos oito centros que temos em todo país“, afirma Marcelo, da Ottobock.
+ Mãe da filha de Mingau revela previsão de alta hospitalar e detalhes da evolução do músico
Também nesta segunda, Danilo Gentili recebe o Doutor Alexandre Sakano, cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo, que foi um dos responsáveis por operar Diguinho Coruja. Alexandre conta um pouco da história da cirurgia bariátrica no mundo e no Brasil, das diversas técnicas e dos ganhos que ela traz para a qualidade de vida dos pacientes.
“A bariátrica melhora muito a parte metabólica, então colesterol, triglicérides, diabetes, pressão alta… Tudo isso zera. Hoje, uma cirurgia dessas, cura 80% dos diabéticos“, diz.
O médico também explica os critérios adotados para autorização do procedimento. “O critério de indicação era o IMC acima de 40… Depois baixou para 35 com doenças associadas. Hoje, com 35, qualquer coisa entra como doença associada, até mesmo insatisfação com o peso. Acima de 30 o IMC. associado a diabete também já pode operar. Isso vem baixando“.
Após a cirurgia, Alexandre Sakano explica que o paciente precisa seguir sendo acompanhado e mudar os seus hábitos alimentares. Além disso, eles podem comer de tudo, mas devem priorizar alguns nutrientes. “O que falamos sempre, é que o ideal é equilibrar, mas, como ele vai absorver menos e comer pouco, o ideal é começar pelas carnes e vegetais, proteína e vitamina, e se sobrar espaço vai para o carboidrato, que não tem isso e ainda engorda. Se você comer só carboidrato, vai ficar desnutrido e ganhar peso“, finaliza.
+ Referência em inteligência emocional no Brasil, Paulo Vieira é o convidado do The Noite
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.