Portal MSN

MSN

Laura Cardoso é homenageada no projeto ‘Tributo’ na Globo

Do alto de seus 96 anos, a atriz preserva uma disposição e vitalidade invejáveis para o trabalho

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.
Laura Cardoso
Laura Cardoso (Globo/Matheus Malafaia)

Uma das grandes damas da televisão brasileira, Laura Cardoso é a próxima homenageada do projeto ‘Tributo’. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira (26), após o ‘Globo Repórter’, e revisita a história dessa “operária da arte”, como ela mesma se autodefine. Do alto de seus 96 anos, a atriz preserva uma disposição e vitalidade invejáveis para o trabalho.

- Continua após o anúncio -

Laura Cardoso se emociona ao entrar para Calçada da Fama em Gramado

Eu amo representar. Quer me ver bem? Ponha-me no palco, na televisão, no rádio, no circo. Gosto de trabalhar, de representar e dizer o texto. Sou uma operária: se tiver de levantar às 3h, 4h da manhã para gravar, eu vou”, declara a veterana.

- Continua após o anúncio -

Inspiração para muitos colegas de trabalho, Laura é elogiada por sua disciplina em cena e também pela capacidade de se despir de qualquer vaidade em nome da arte. Ela se orgulha de nunca ter recusado um papel e afirma que não se deixou guiar pela aparência. “Fosse papel de mulher feia, de mulher bonita, ruim ou boazinha, de mãe, de avó e bisavó. Era eu fazendo o meu trabalho, com o que Deus me deu de talento. E eu acho que ele me deu”.

Laura Cardoso completa 96 anos com saúde e vitalidade

- Continua após o anúncio -

Determinação é uma palavra-chave na carreira de Laurinda de Jesus Cardoso. Nascida em 1927, em São Paulo, no folclórico bairro do Bixiga, ela trocou o nome para Laura Cardoso por achá-lo mais radiofônico. As novelas transmitidas pelo rádio, aliás, foram as responsáveis por despertar nela a sua vocação. Em meados da década de 1940, fugiu de casa para fazer um teste em uma rádio e foi aprovada. Começava ali uma carreira consagrada, em que ela brilhou nos mais diversos palcos, mas que teve de superar preconceitos, já que os artistas foram por muitas décadas marginalizados. Laura então logo se transferiu para a Tupi, primeira rede de televisão no Brasil. Após a extinção, na década de 1980, foi contratada pela TV Globo.

No projeto ‘Tributo’, o telespectador vai conhecer outras facetas de Laura. De posse da guloseima favorita, o chocolate, Dira Paes visita a amiga em seu sítio, em Itu, no interior de São Paulo. Juntas, relembram a parceria cênica no remake de ‘Irmãos Coragem’ (1995). “Ela não precisa de artifícios, nem de artimanhas. Uma pessoa que não tem vaidade cênica e reúne todos os elementos grandiosos de uma atriz em cena”, elogia Dira, que completa: “Eu aprendi a fazer televisão com a Laura Cardoso. E essa referência ficou no meu DNA de atriz”.

No episódio, junto de seu bisneto Fernando, no fusca azul da família, Laura ainda passeia por lugares importantes na sua trajetória, como a escola onde estudou e a padaria que frequentava com seus pais.

Laura Cardoso surge aos 96 anos lendo roteiro e deixa fãs animados: ‘Volta’

ENTREVISTA COM LAURA CARDOSO

Como a senhora se sentiu ao receber o convite para o projeto ‘Tributo’?
Muito contente. Envaidecida.

Qual foi o momento mais emocionante das gravações? Conte um pouco sobre seu encontro com a Dira Paes.
É sempre emocionante gravarmos uma entrevista, nos perguntam coisas novas, viajamos no tempo para relembrar maravilhosos momentos. A Dira Paes é a minha grande amiga, uma colega maravilhosa que sempre me recebeu de braços abertos nas gravações.

Como foi a visita a lugares que marcaram a sua história?
Foram lembranças maravilhosas, encontros com lugares e pessoas que passaram pela minha vida. Eu amei! Gostei de rever estes lugares, minha escola, a rua em que brinquei.

Ao longo de sua trajetória no audiovisual, a senhora já deve ter recebido justas e merecidas homenagens. Como foi receber mais esta?
Sim, foram muitas homenagens. É sempre interessante reviver estes momentos passados que me marcaram. E ‘Tributo’ me trouxe essas maravilhosas lembranças. Espero que esse episódio transmita toda minha emoção para quem o assista.

Qual o maior legado de sua obra? Como espera ser lembrada pelas futuras gerações?
Como uma atriz de grande profissionalismo. Eu sempre levei a sério a carreira, o texto que me davam para decorar, bem como os desafios que foram necessários enfrentar para chegar aonde cheguei.

Que mensagem a senhora gostaria de transmitir às pessoas que acompanham sua carreira?
Quero agradecer a todas as pessoas que assistiram aos teleteatros, aos teatros, às novelas, enfim, toda a programação em que trabalhei. Eu sou grata a todos que me acompanharam e acompanham.

Laura Cardoso emociona Marcos Frota com homenagem no Encontro

‘Tributo’ é uma série original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.