Neste último domingo (06), o programa “Fantástico” falou sobre o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil. De acordo com a matéria, o país está se tornando cada vez mais “evangélico”.
+ Globo toma decisão e traz de volta quadro popular do ‘Fantástico’
Comentando sobre o documentário “Crentes – Além dos Muros”, do GloboNews, a atração revelou que o segmento religioso tem ganhado espaço no Brasil nos últimos 30 anos, com o crescimento das igrejas evangélicas.
O assunto gerou debate de alguns usuários no X (antigo Twitter). Um deles, disse que a emissora estaria “tentando agradar” os evangélicos. “Depois que a Globo viu aquela matéria que dizia que os evangélicos se tornarão maioria no Brasil daqui a alguns anos, eles estão fazendo de tudo para agradar os evangélicos. Nem disfarçam mais”, observou um usuário.
Confira:
Trabalho importante
Outra, disse que as igrejas fazem um papel importante no país. “Cresci dentro da Igreja Católica, com uma mãe catequista. Hoje sou espírita e sempre estudei religião, inclusive na faculdade. Falo com tranquilidade: o crescimento das igrejas é diretamente proporcional ao da pobreza. Onde o Estado não entra, a Igreja vai”, afirmou a internauta.
+ Domingo Espetacular lidera por 30 minutos consecutivos no confronto com Fantástico
Durante a atração, o pastor José Marcos, que trabalha com recuperandos de dependência química, destacou a importância de lutar contra a intolerância religiosa. “Não pode ter intolerância religiosa. Eu vou dizer uma coisa. Se a gente não botar freio nisso, a gente vira um talibã gospel”, comentou.
Ainda segundo o documentário, a maioria das congregações são pequenas igrejas de bairro, que atendem geralmente menos de 100 pessoas por culto. Representantes como pastores e outros costumam se envolver em trabalhos sociais importantes, visitando comunidades e ajudando pessoas em regiões como a comunidade de Novo Horizonte, antiga favela do Japão. Em relatos, moradores da região afirmaram que a violência começou a diminuir com a visita de pessoas contratadas pela igreja.