
O último capítulo de Amor à Vida, trama de Walcyr Carrasco exibida entre 2013 e 2014, marcou a história da TV brasileira. Pela primeira vez, uma novela da Globo exibiu um beijo entre dois homens, Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso).
Em entrevista ao programa Companhia Certa que vai ao ar nesta segunda-feira (24) na RedeTV!, Mateus Solano relembrou esse trabalho marcante. O ator contou a Ronnie Von que a cena foi gravada com muito cuidado.
“O beijo foi feito várias vezes. Era uma cena muito particular. A gente normalmente repete algumas vezes porque deu problema, mas a gravação do beijo no último capítulo da novela tinha toda uma equipe em volta e muito trabalho em cima daquela cena”, relembrou.
+ Luana Piovani ironiza pedido de retratação de Neymar em alerta: “Brasil, acorda!”
Quatro tipos de beijo
Mateus Solano revelou ainda que foram gravados quatro “tipos de beijo”. “A gente gravou quatro tipos de beijos diferentes: um beijo um pouco mais rapidinho, um beijo um pouco mais elaborado, um terceiro beijo que, se não me engano, foi o que foi ao ar, e outro beijo um pouco mais quente para a direção da novela apresentar para a direção da emissora”, disse.
“E aí? Vamos passar esse beijo gay? Vamos ultrapassar essa barreira e quebrar esse paradigma? Vamos andar para frente com toda a responsabilidade que até então a televisão tinha nos costumes brasileiros?’. E foi o que foi feito”, continuou o ator.
“Foram gravados quatro diferentes, e o que passou foi o que a gente chamou de ‘Beijo Tarcísio e Glória’, porque foi como se fosse uma homenagem aos primeiros beijoqueiros da nossa televisão, com um beijo demorado, colado e tal”, concluiu o intérprete de Félix.
+ Fabrício Boliveira faz ensaio com fantasia de bate-bola
Roubou a cena

Exibida pela Globo entre 20 de maio de 2013 e 31 de janeiro de 2014, Amor à Vida girava em torno da rivalidade entre os irmãos Paloma (Paolla Oliveira) e Félix (Mateus Solano), filhos do poderoso dono do Hospital San Magno, César Khoury (Antonio Fagundes).
Incomodado pelo fato de Paloma ser a filha preferida, Félix sequestra a própria sobrinha recém-nascida e a joga numa caçamba. A bebê é encontrada por Bruno (Malvino Salvador), que a cria como filha. Anos depois, Paloma e Bruno se conhecem e se apaixonam.
Ou seja, Félix era o grande vilão da história. No entanto, o personagem caiu nas graças do público e o autor Walcyr Carrasco o transformou no protagonista. Com isso, Félix passou por um processo de redenção e se apaixonou por Niko, com quem selou o amor com um beijo apaixonado no último capítulo do folhetim. O casal ganhou a torcida do público.