Na TV Globo, a programação teve início com a estreia de “Música Preta Brasileira”, no ‘Fantástico’ do último domingo. Apresentado por Maju Coutinho e Rael, o novo quadro revisita em quatro episódios, que serão exibidos até 26 de novembro, a história da música baiana, rap, samba e funk, com a participação de grandes artistas nacionais, como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Alcione, Martinho da Vila, Emicida, Criolo, Negra Li, Buchecha, Cidinho & Doca, Tati Quebra-Barraco, entre outros nomes que ajudaram a sedimentar o caminho da música no Brasil.
+ Globo começa gravações da tradicional mensagem de fim de ano
A partir de sábado, dia 11, o ‘SP2’ exibe a segunda temporada da série “Memórias Negras”, que fala sobre a presença negra na história de São Paulo. A repórter Mariana Aldano percorre regiões da grande São Paulo onde a memória do povo negro teria sido apagada. A primeira das quatro reportagens da série, que será exibida aos sábados no telejornal, mostra o desafio de historiadores que se dedicam a remontar a trajetória de heroínas negras do passado.
Maior evento de cultura negra do mundo, o festival Afropunk 2023 acontece em Salvador nos dias 18 e 19 de novembro. Com transmissão ao vivo no Multishow e simulcast pelo Globoplay + Canais nos dois dias, a partir das 17h50, no sábado, e 17h30, no domingo, o festival, que reúne grandes nomes da música negra do Brasil e do mundo, recebe a cantora norte-americana Victoria Monét, pela primeira vez no país, como uma das principais headliners, além Iza, Alcione, Carlinhos Brown, Djonga, Gaby Amarantos, Majur, Tasha e Tracie, Tati Quebra Barraco, Baiana System e outros artistas nacionais e internacionais. A TV Globo transmite os melhores momentos do evento no sábado, 18, logo após o ‘Altas Horas’ e, no domingo, 19, logo após o ‘Fantástico’. Na semana seguinte, Multishow e BIS reexibem os melhores momentos.
Também no domingo, dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra, o ‘Esporte Espetacular’ explora as origens de Vini Jr., atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, e um dos jogadores conhecidos por se posicionar contra o racismo. Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o programa ouve pessoas que conviveram com ele na escola, na escolinha de futebol e na base do Flamengo. Em outra reportagem do programa neste dia, a apresentadora Karine Alves vai ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, em São Paulo, para mostrar para crianças a história de importantes atletas negros brasileiros.
+ Globo desmente fake news e alerta sobre golpe envolvendo o BBB24
Até o dia 20, o ‘Bom Dia Rio’ exibe a série “O Nosso Corre” que conta, em sete episódios, a história de empreendedores negros do Rio de Janeiro. Como é ser uma pessoa negra empreendedora, os desafios e conquistas durante a trajetória, a importância de conseguir enxergar referências de sucesso – ou se tornar uma delas. O quadro mostra exemplos de pessoas pretas que lideram pequenas empresas e geram renda com talento e boas ideias. Histórias que inspiram e fazem refletir.
No dia 20 de novembro, a TV Globo exibe o último episódio da série ‘Histórias Impossíveis’, no especial ‘Falas Negras’. Criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrita com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá, a obra de ficção conta a história de Janaína (Grace Passô), uma roteirista negra que ingressa em um novo projeto audiovisual. Seu encontro com o restante da equipe de autores – todos brancos – acontece em uma imersão realizada numa fazenda no interior, herança da era colonial da família do chefe do projeto. Desde a recepção de Janaína, fica claro o estranhamento que sua presença causa. A trama de ‘Levante’ se desenrola até um fechamento surpreendente, que leva a discussões sobre os estereótipos criados para personagens negros ao longo da história do audiovisual, mostrando o quanto a desconstrução de preconceitos e estigmas é um processo em curso na sociedade como um todo. A direção artística é de Luisa Lima, que dirige o episódio com Everlane Moraes e Fabio Rodrigo.
Conduzido pelo repórter Alexandre Henderson e dirigido por Chico Regueira, dia 25 de novembro vai ao ar o especial “Vim de lá”, um programa que pretende contar as origens do povo carioca negro e seus ancestrais, vindos da África. Será exibido para o Rio de Janeiro, logo após o ‘Jornal Hoje’.
Uma seleção especial de filmes que abordam a temática negra e títulos de diversos gêneros protagonizados por atores pretos serão exibidos pela TV Globo ao longo do mês de novembro. No dia 11, ‘Supercine’ traz o sucesso ‘Medida Provisória’, primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos. Já no dia 13, ‘Tela Quente’ exibe ‘A História de Mahalia Jackson’, drama musical biográfico sobre a cantora gospel e ativista pelos direitos civis, estrelado por Ledisi e com direção de Denise Dowse. Lançado em 2021, o longa ainda é inédito na TV aberta. ‘Sessão da Tarde’ traz, no dia 16, ‘Invictus’, em que Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela. Já no Dia da Consciência Negra (20), ‘Sessão da Tarde’ exibe ‘Rainha de Katwe’, sobre uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. No dia 26, ‘Marighella’, a produção brasileira mais assistida nos cinemas em 2021, vai ao ar no ‘Domingo Maior’. E no último ‘Tela Quente’ do mês, dia 27, mais um filmaço: ‘Estrelas Além do Tempo’, que destaca mulheres brilhantes depois de anos de apagamento por causa da misoginia e racismo da sociedade.
GLOBOPLAY
No Dia da Consciência Negra, 20, o globoplay lança a série documental original ‘Resistência Negra’, idealizada, escrita, dirigida, produzida e encenada pelo povo preto. Dirigida por Mayara Aguiar, a partir de idealização do Professor Doutor Babalaô Ivanir dos Santos, a obra é apresentada por Djonga e Larissa Luz. Os roteiristas Grace Passo, Mariana Jaspe e Paulo Lins criaram um roteiro lúdico, que conta a história do movimento negro no Brasil entremeada por arte, música e aparições da pequena Lua Miranda, que representa uma personagem só revelada no último episódio. A plataforma também preparou um trilho especial com sugestão de títulos em homenagem à data. São entrevistas, documentários, musicais, séries e filmes ficcionais e baseados em fatos reais, como o Original ‘Elza & Mané: Amor em linhas Tortas’, ‘Medida Provisória’, ‘Doutor Gama’, entre outros.
+ TV Globo exibe o confronto entre Flamengo e Palmeiras
Também no globoplay, na categoria Educação, é possível acompanhar o trilho Educação Antirracista, com mais de 15 conteúdos sobre o tema. Entre eles, ‘LED Inspira – Educação Antirracista’, ‘Profissão Repórter: 10 anos da lei de cotas’, ‘FLUP – Maré das Periferias’, ‘Reload no Futura’ e ‘Especial Falas Negras’, entre outros. Na mesma categoria, vale conferir o trilho ‘A Cor da Cultura’, uma coletânea de produções sobre o assunto como a ‘Trajetória de Nelson Mandela’, ‘Ancestralidade’ e ‘Afropresentismo’. Todos os títulos da Categoria Educação, no Globoplay, têm curadoria da Fundação Roberto Marinho, do Canal Futura e do Movimento LED – Luz na Educação. As principais discussões do Festival Negritudes Globo, evento gratuito promovido pela Globo no dia 3 de outubro, em São Paulo, também estão disponíveis.
GLOBONEWS
A GloboNews também traz conteúdos que marcam o mês da Consciência Negra. O Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida, é o convidado de Míriam Leitão no dia 15, às 23h30. Dia 18/11, a GloboNews exibe na sua faixa de documentários, às 23h, o longa “Mussum, Um Filme do Cacildis”, que conta a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, sambista e comediante de ‘Os Trapalhões’. No ‘Cidades e Soluções’ do dia 19, que vai ao ar dentro do ‘Especial de Domingo’, a partir das 21h, André Trigueiro fala sobre pautas socioambientais, entre elas o ativismo negro.
GNT
No GNT, uma programação diversa e especial. Além de receber Xande de Pilares no dia 13, o ‘Papo de Segunda’ convida cada visitante do programa a gravar um vídeo lendo um autor ou citando algum trecho de um compositor negro que goste e ache importante na luta antirracista, além de reproduzir uma canção ou frase marcante e importante para sua vida. Já o ‘Saia Justa’ recebe em seu sofá cantores e artistas, como Negra Li, Karol Conká, Teresa Cristina e Gilberto Gil, que farão duetos com Larissa Luz, uma das apresentadoras do programa. Por fim, no dia 26, à 00h30, vai ao ar o documentário inédito “Vida de Rosa Parks”, que conta a história inesperada de Rosa Parks – ativista negra pelos direitos civis nos Estados Unidos – e sua vida além do boicote histórico aos ônibus, revelando a intenção por trás de sua política radical e sua coragem.
+ Dulce María protagoniza ‘Penso em Ti’, novela mexicana que estreia com exclusividade no Globoplay
TELECINE
Os canais Telecine exibem de 18 a 23 de novembro uma programação especial para a Semana da Excelência Preta. No ‘Telecine Premium’, com curadoria do Tela Preta, três filmes serão exibidos com a temática negra. No sábado, dia 18, às 22h, o Sessão Superestreia exibe o filme “Respect: A História de Aretha Franklin”. No dia 20, às 17h30, os telespectadores poderão assistir o filme “Na Hora da Virada” e, às 22h, “A Lenda de Candyman”. O drama biográfico de Aretha Franklin será reexibido às 19h25.
Na terça, dia 21, quatro filmes brasileiros ganham espaço no ‘Telecine Touch’. A programação abre com o filme “Correndo Atrás”, às 18h25, seguido de “O Pai Da Rita”, “Medida Provisória” e “Marte um”. O Telecine Fun exibe, no dia 22, “Policial Em Apuros” e “Policiais em Apuros 2” a partir das 22h.
O ‘Telecine Cult’ terá uma programação especial do diretor e cineasta Spike Lee. No dia 23, o canal inicia com “Crooklyn – Uma Família De Pernas Pro Ar”, às 20h, e segue com “Faça A Coisa Certa” e “O Plano Perfeito”. Os clássicos “Lutador de Rua”, “Velozes e Furiosos 8” e “O Sistema” serão exibidos no dia 24 no ‘Telecine Action’ a partir das 17h55. A programação do ‘Telecine Pipoca’ exibirá produções do ator e cineasta norte-americano Jordan Peele, com “Corra”, a partir das 20h05, seguido de “Não! Não olhe!”.
CANAL BRASIL
O Canal Brasil vai exibir uma maratona especial com programas, séries, documentários, curtas e longa-metragens protagonizados ou dirigidos por cineastas e atores negros, entre os dias 20 e 26 de novembro. Serão duas faixas fixas que vão ao ar sempre às 20h55 e às 22h30, além da exibição de filmes todos os dias, a partir de 0h. Na seleção, estão sete estreias: os longas “Cabeça de Nêgo” (2020), de Déo Cardoso; “O Pai da Rita” (2021), de Joel Zito Araújo; e “Canção ao Longe” (2021), de Clarissa Campolina; e os curtas “Baile” (2023), dirigido por Cíntia Domit Bittar; “Espelho” (2023), de Luciana Oliveira; “Nossa Mãe era Atriz” (2023), de André Novais Oliveira; e “Nossos Passos Seguirão os Seus” (2023) de Uilton Oliveira; os três últimos inéditos na TV.
+ Rebelde ganha data de estreia no Globoplay na véspera do show da banda no Rio
A programação especial também conta com séries e terá início com o primeiro episódio de “Milton e o Clube da Esquina”, no dia 20, às 17h30, e em seguida, no mesmo dia, é exibido o primeiro episódio de “Marielle, O Documentário”, às 18h. A maratona ainda vai apresentar conteúdos musicais, como os shows “Alcione – O Samba é Primo do Jazz”, de Angela Zoé, e “Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje”, de Izabel Jaguaribe. Filmes consagrados pelo público também serão exibidos, como “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund; “Marte Um”, de Gabriel Martins; e “Madame Satã”, de Karim Aïnouz.