Com o retorno de Tieta ao Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira voltou a chamar atenção: o que será que Perpétua (Joana Fomm) guarda na sua famosa caixa branca? Protegida como um verdadeiro tesouro, essa caixa virou um dos maiores símbolos da novela, exibida originalmente em 1989.
Ao longo da trama, o conteúdo da caixa nunca foi revelado de forma explícita, mas o mistério sempre girou em torno de uma teoria bizarra e cheia de humor ácido: que a beata guardava o órgão genital embalsamado do seu falecido marido, o major. Esse detalhe alimentou debates, risadas e até lendas urbanas por décadas.
Joana Fomm, que deu vida à inesquecível Perpétua, já declarou em entrevistas que, para ela, não restavam dúvidas sobre o que havia na caixa: era mesmo o órgão do major. A atriz se divertia com o impacto que esse segredo tinha no público.
+ Em chamada, SBT diz que mudança na programação é “homenagem a Silvio Santos”
No último capítulo, Perpétua passa por um dos momentos mais marcantes da novela. Depois de ser desmascarada pela irmã Tieta (Betty Faria) e ter sua peruca arrancada, revelando que era careca, ela foge de Santana do Agreste e abandona sua preciosa caixa. Tieta, vendo a oportunidade perfeita, resolve abrir o objeto diante de toda a cidade.
Reação dos personagens
A reação dos moradores é um misto de choque e incredulidade. Embora a novela não mostre diretamente o que estava na caixa, os comentários dos personagens deixam claro que o conteúdo era, no mínimo, desconcertante.
Carmosina (Arlete Salles) fica chocada: “Então é isso? Ó meu Deus, que coisa horrorosa”. Modesto Pires (Armando Bógus) ainda pondera, intrigado: “Só queria saber como é que ela conseguiu”. Já Marcolino Pitombo (Otávio Augusto), com sua veia jurídica, dispara: “Data venia! Quero saber quem é que tirou isso pra ela!”, enquanto Jairo (Elias Gleizer) complementa: “Só pode ter sido um especialista que empalhou”.
+ Plateia do Quem Quer Ser um Milionário salva professor em pergunta com tema “muito falado”
Dona Milu (Miriam Pires), por sua vez, sugere que o melhor seria dar fim ao estranho objeto. Sempre espirituosa, Tieta resolve que a solução é enterrá-lo junto ao major. “Vou enterrar. De preferência ao lado do major, que é pra ver se finalmente o coitado descansa em paz”, decreta a mocinha.
Colaborou: Renan Santos