O SBT exibiu no sábado (17), a grande final da primeira temporada do reality show “Bake Off Brasil – Mão Na Massa”, que corou a dona de casa Samira Ghannoum, 42 anos, a melhor confeiteira amadora do Brasil, após vencer os finalistas Marília Rosenberg e Ayrton Boffo, além de outros nove concorrentes ao longo da competição, que durou 13 semanas. Como prêmio principal está à concretização de um sonho: a publicação de seu primeiro livro de confeitaria em parceria com o programa. Samira ainda pode comemorar outro feito, por ser a primeira vencedora do formato do programa – que pertence a BBC e é exibido em mais de 20 países – na América Latina.
A final do programa acompanhou o sucesso da temporada e deixou a hashtag “BakeOffBrasil” em primeiro lugar, sendo o assunto mais comentado do Brasil no Twitter durante a exibição e um dos três mais falados em todo o planeta no microblog. Os internautas comentavam os acontecimentos e faziam torcida por seus confeiteiros favoritos.
A apresentadora do reality show comemora o sucesso da atração e de sua estreia no entretenimento: “Para mim foi muito especial conduzir a final. Além de ter me emocionado junto com eles. Eu acho que tanto quanto eles, o desfecho do programa marcou para mim o início de uma nova fase profissional. E graças a Deus comecei no entretenimento com o pé direito. O Bake Off Brasil foi um sucesso de audiência e de repercussão. Estou muito, muito feliz”, comemora Ticiana Villas Boas.
Com a presença dos participantes eliminados na tenda da atração, que fica em um haras na região de Sorocaba (SP), a primeira etapa da final exigiu que Samira, Ayrton e Marília passassem pelo desafio técnico: preparar a temida Torta Regina. Cada um dos finalistas escolheu um entre os nove eliminados presentes. A dentista Marília não se saiu bem e perdeu a oportunidade de ser campeã do reality show.
Na sequência veio à prova que definiu a muçulmana Samira como a grande vencedora: preparar em apenas duas horas um bolo de casamento. A notícia de que o chef confeiteiro Marcelo Magaldi, que trabalha na “Casa Fasano” e é respeitado em todo o Brasil, era um dos jurados ao lado de Carolina Fiorentino e Fabrizio Fasano Jr., o que os deixaram ainda mais tensos.
Os familiares de Ayrton e Samira acompanharam de perto o nervosismo dos finalistas e o anúncio do vencedor, que deixou a muçulmana emocionada. “Para mim foi uma honra ter competido com ela, uma honra ter sido colocado equivalente com ela nesse desafio”, disse Ayrton.
“Vocês são muito mais do que confeiteiros talentosos, vocês são pessoas incríveis e eu fico muito grata de vocês terem dividido essa história coma gente”, disse Carolina Fiorentino antes do resultado. Em seguida, Fasano anunciou Samira campeã: “Você trouxe sabores que a gente conhecia muito pouco e alguns que eu nem conhecia. Foi quatro vezes mestre confeiteira da semana, contra uma do Ayrton. Isso diz muito do que você é e o que representa pra gente. Agora chegou a hora de dizer quem é o melhor chef confeiteiro amador do Brasil: Você Samira”.
Todos se abraçaram emocionados com os gritos dos ex-competidores e dos familiares de Samira. “Eu ganhei, Gente, eu ganhei. A melhor chef confeiteira amadora do Brasil, eu ganhei. Ainda não caiu a ficha, mas sei que vai cair. Obrigada por tudo”, comemorou a muçulmana. “Ela merece”, enfatizou Ayrton.