
Durante exibição do “Jornal Hoje” desta quarta-feira (26), Cesar Tralli falou sobre decreto assinado por Donald Trump que traz grandes mudanças para as regras eleitorais nos Estados Unidos.
+ No ‘Jornal Hoje’, repórter cai na risada após comentário de Cesar Tralli
O decreto, inclusive, cita o Brasil como um bom exemplo na segurança nas eleições. Diretamente de Nova York, o correspondente Ismar Madeira revelou detalhes sobre o assunto.
“Como você disse, o Brasil é citado como um bom exemplo pela identificação do eleitor bom biometria. O discreto de Donald Trump diz que os Estados Unidos falham em não impor proteções eleitorais básicas que são adotadas em outros países”, informou o repórter.
Ismar citou ainda que o presidente determinou uma série de mudanças, como a apresentação de uma prova de que os eleitores são realmente americanos, como passaporte no momento do registro. Além disso, o decreto limita ainda o voto pelo correio, determinando que só poderão ser aceitas as cédulas que chegaram à sessão de apuração até o dia da votação presencial.
Decreto gera polêmica nos EUA
O decreto autoriza ainda as agências federais a cortarem financiamentos de estados que não cumprirem as novas regras. O grande problema neste caso, segundo o repórter, é que a constituição dá autonomia para que cada estado determine suas regras durante as eleições.
+ Cesar Tralli relembra situação preocupante no Brasil e faz alerta: ‘Devastadores’
Podendo por exemplo, causar dificuldades para os Democratas, que são os que mais usam o sistema de voto pelos correios. O novo decreto de Donald Trump deve enfrentar contestações judiciais, já que especialistas questionam a autoridade do atual presidente para determinar essas mudanças. Exibido pela TV Globo, o “Jornal Hoje” traz as últimas notícias do Brasil e do mundo sob o comando atual de Cesar Tralli, marido de Ticiane Pinheiro.