A edição desta semana de “O Mundo Segundo os Brasileiros” será exibida excepcionalmente na quinta-feira, dia 28, às 22h. O programa desembarca na cosmopolita e efervescente Nova Iorque, centro cultural e econômico do mundo.
Com opções de lazer e turismo por todos os cantos, Mara caminha pelo bairro de Chelsea a caminho do Chelsea Market, um mercado gourmet que fica dentro de uma antiga fábrica. Depois, segue para o Highline Park, um parque suspenso construído em cima de uma linha de trem desativada, revelando os pequenos detalhes da gigante metrópole. Jackie visita o The Metropolitan Museum of Art de Nova York, um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Mais tarde, ela leva a equipe do programa até um vernissage do artista plástico Vik Muniz, brasileiro que se consagrou no exterior por suas obras feitas a partir de materiais inusitados como lixo e restos de demolição.
Raíza cruza, a pé, a Brooklyn Bridge, uma das pontes mais antigas dos Estados Unidos que fica sobre o rio East e liga os distritos de Manhattan e Brooklyn. A travessia – que demora cerca de 30 minutos – é feita diariamente por centenas de pessoas. Fernanda revela ao telespectador a sua moradia no bairro de Williamsburg. Ela almoça na feira gastronômica de rua Smorgasburg e depois pega um “water táxi”, pelo rio, até o sul do bairro, um local completamente diferente, repleto de judeus ortodoxos e latinos.
Muri assiste a uma missa gospel no bairro do Harlem, em uma antiga e tradicional igreja. Depois, visita o Dakota Building, prédio onde John Lennon foi assassinado e Yoko Ono vive até hoje. Ana Cissa conhece o St. Marks Place, uma área “moderninha” de Nova Iorque cheia de lojas de tatuagens, piercings, discos e roupas. Já Carlos leva a equipe para conhecer o mercado modelo de produtos orgânicos Whole Foods. Depois, acompanha de perto um jogo de basquete na arena Barckley’s Center do time Brooklyn Nets.