O Quem Quer Ser Um Milionário deste domingo (29) trouxe uma pergunta que uniu o universo da TV com a história das escolas de samba, chamando a atenção dos fãs de novelas e da cultura popular. A questão era sobre o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense, “Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós”, que foi tema de abertura de qual novela.
Gabriel Coimbra, de 24 anos, enfrentou a questão com segurança e, apesar das opções que poderiam confundir, acertou ao identificar que a novela era Lado a Lado (2012). O folhetim, estrelado por Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Thiago Fragoso e Marjorie Estiano, foi bem recebida pela crítica e chegou a ganhar o Emmy Internacional, mas não fez tanto sucesso de audiência, com números próximos aos de Malhação na época. Gabriel também escapou de uma pegadinha, já que uma das opções era a novela Liberdade, Liberdade (2016), que faz referência à letra do samba-enredo.
O apresentador Luciano Huck explicou que o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense foi tema de Lado a Lado, que se passava nos anos 1900 e abordava a luta pela liberdade e a ascensão do samba.
Participante foi longe no game show
Gabriel, que chegou à etapa final do quadro, também enfrentou uma pergunta difícil sobre invenções atribuídas ao padre brasileiro Landell de Moura. Apesar de optar por não arriscar os R$ 500 mil, a resposta correta seria “rádio”, uma invenção do padre que fez a primeira transmissão de voz em 1899.
+ Kelly Key é sincera e revela que foi procurada para participar do BBB25: “Não vou mentir”
Sua pesquisa, no entanto, não foi reconhecida na época, e as descobertas de Landell de Moura acabaram sendo usadas por Guglielmo Marconi para patentear o rádio, inventando-o oficialmente em 1901.
Colaborou: Renan Santos