A série documental ‘Pra Sempre Paquitas’ chega ao Globoplay no dia 16 de setembro. Serão cinco episódios disponibilizados de uma vez para os fãs das assistentes de palco de Xuxa Meneghel possam maratonar. Nesta sexta (6), as ex-paquitas e idealizadoras da obra, Ana Paula Guimarães e Tatiana Maranhão, se juntaram ao diretor Ivo Filho e ao roteirista Paulo Mario Martins em um bate-papo virtual com a imprensa e o Área Vip foi conferir tudo de pertinho.
O documentário conta com depoimentos de 27 das 29 paquitas que marcaram as três gerações das assistentes da Rainha dos Baixinhos. Diante de tanta história o roteirista Paulo Mario Martins conta que não teve dificuldade. “Foi contar uma história que não tinha uma protagonista só. São 29 paquitas, mais a Xuxa, que tem um peso importante nessa história, e outros personagens ao redor… A gente começou com uma pesquisa , eu já tihna noção o ponto de partida, mas ‘ralei’… O norte principal foi trazer as reflexões que elas deram“, disse o roteirista ao Área Vip, que viu no documentário uma farta matéria prima. “Contar a história da sociedade através da história delas”, completou ele sobre o mergulho na memória afetiva dos brasileiros entre os anos 1980 e 2000.
Xuxa e paquitas invadem ‘Altas Horas’ e celebram a estreia de ‘Pra Sempre Paquitas’
Ana Paula Oliveira também destacou a principal dificuldade. “Essa logística já é um grande desafio, conciliar as agendas, mas também foi um desafio costurar essas histórias, construir a série colocando e iluminando todas as meninas, porque somos muitas. Temos 27 paquitas falando, mais as internacionais e convidados”, afirmou a diretora.
O projeto das paquitas foi idealizado antes mesmo do documentário dedicado a Xuxa, lançado em 2023 pelo Globoplay. “Esse projeto existe desde antes do doc da Xuxa. Quando ele veio, a gente deu uma engavetada, mas acho que isso foi a melhor coisa, porque senão a íamos ser mais contidas para contar a história“, disse Tatiana.
Por meio de depoimentos emocionados, resgatam as histórias de amizade, medos, descontração nos bastidores, paixões, sonhos, diferentes pontos de vista e decepções. A obra também traça um paralelo com os tempos atuais e promove a reflexão sobre as transformações da sociedade. Questões de gênero, padrão de beleza, representatividade, competitividade, infância, idolatria e tantos outros temas são abordados sem pudor ao longo do Original, que também conta com a participação especial de Xuxa.
Globo bate o martelo e define data de estreia da série ‘Pra Sempre Paquitas’
As ex-paquitas falaram também da experiência de revisitar suas próprias histórias, agora com um olhar de fora. Ana Paula que não segurou a emoção disse. “Eu me debulhei muito, esses meninos me viram chorar todos os dias, porque você contar a sua história e ter que distanciar o seu olhar, foi uma terapia. Várias coisas que, no primeiro momento, eu tinha receio se ia falar ou não, de como ia tocar nos assuntos, aos poucos, conversando com eles, conseguimos ressignificar e trazer de uma forma muito humana. Ter essa maturidade e esse olhar de hoje foi muito importante para o que vocês vão ver, o que a gente conseguiu construir“, disse a ex-paquita, que promete surpreender até a própria família com as histórias de bastidores.