Acaba de acontecer na sede da Google Brasil, em São Paulo, coletiva de imprensa da apresentadora Eliana, que ao lado de Ariel Jacobowitz (diretor do Programa Eliana, do SBT) e dos parceiros Juliana Algañaraz (diretora geral da Endemol Brasil) e Álvaro Paes de Barros (diretor de conteúdo do Youtube) anunciaram um projeto inédito do Programa Eliana com o YouTube através da Endemol Brasil. Trata-se da primeira parceria de uma emissora de TV aberta do Brasil com o Youtube.
A apresentadora Eliana também comemora 25 anos de carreira em agosto, 11 deles no SBT. O Programa Eliana celebra 4 anos na tela do SBT e a vice-liderança absoluta nas tardes de domingo.
Além do aniversário, a emissora comemora um projeto transmídia inédito com o YouTube: o formato ”Fenômenos do YouTube”, da Endemol Brasil. Esta é a primeira vez que um programa da TV aberta brasileira utiliza o conteúdo do YouTube em uma ação multiplataforma. O objetivo é unir os telespectadores e internautas para interagirem em um único programa.
O diretor do Programa Eliana, Ariel Jacobowitz, acredita que o quadro deve conquistar novo público, em sua maioria formado por jovens, além de agradar o já existente. “É um orgulho para nós aliar a popularidade do YouTube com o sucesso do Programa Eliana. Esse quadro vai representar a união perfeita da internet com a TV, que é inédita no Brasil”.
Adaptação brasileira do formato “YouTube Secret Talents”, o “Fenômenos do YouTube” é capaz de transformar desconhecidos em verdadeiros superstars. Pessoas de qualquer lugar do país podem participar do programa e concorrer ao prêmio de R$ 50 mil. É só fazer o upload de um vídeo completamente inusitado no YouTube e se inscrever.
A competição terá um júri formado por criadores do YouTube e será dividida em 16 etapas, sendo 15 eliminatórias e uma grande final. Para Álvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube Brasil, “Fenômenos do YouTube” representa todo o potencial da complementariedade entre a TV e a web, somando o alcance do SBT com a expertise da Endemol em projetos de alta popularidade e ao engajamento da comunidade do YouTube. “O fato do brasileiro ser naturalmente apaixonado por vídeo nos permite ser pioneiros neste tipo de iniciativa, ainda inédita na maior parte do mundo”, acrescenta.
“YouTube Secret Talents” é um formato original da Endemol Alemanha e alcançou índices impressionantes. Foram mais de 1,9 milhão de views, mais de 3700 inscritos e 5000 novos seguidores no canal. A grande final foi assistida por mais de 600 mil internautas pelo YouTube, transmissão ao vivo. A perspectiva é que no Brasil o sucesso se repita dentro do Programa Eliana. “Este é só o começo de uma fase em que televisão e internet andam juntas”, afirma Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol Brasil.