O elenco de ‘Cosme e Damião – Quase Santos’ se reuniu nesta terça-feira (03) para um bate-papo virtual sobre a série e o Área Vip acompanhou tudo de perto. A produção, que estreia no dia 5 de dezembro no Globoplay, é uma parceria com o Multishow e Porta dos Fundos. Na história, o cotidiano de moradores de Realengo, no subúrbio do Rio de Janeiro. Em 10 episódios, disponibilizados de uma só vez no streaming, a trama acompanha as aventuras de Cosme (Cezar Maracujá) e Damião (Rafael Portugal), que se reveza entre ideias megalomaníacas e algumas enrascadas pontuais.
Rafael Portugal contou que a série é uma ideia antiga e promete muitas risadas. “Esses personagens nasceram há quase 15 anos. É uma história que conta um pouco da nossa vida, da nossa história em Realengo, ela mostra um pouco de tudo o que a gente passou e viveu”, disse o humorista, que também é um dos criadores da série. “Damião é um cara muito aberto, muito livre. Já o Cosme é o equilíbrio dessa relação, é um cara muito empenhado, corre atrás das coisas”, disse o humorista. “A série representa muitos subúrbios do Brasil. Não é um condomínio fechado, são ruas em que todo mundo circula. Acho que a gente conseguiu trazer toda essa realidade, sem deixar nada de fora”, completou.
A produção vai além das ruas de bairros populares do Rio de Janeiro. “A gente fala sobre subúrbio, mas é uma série para o Brasil todo: o lance da amizade deles, a união da família, as brigas que tem ali, o carinho que um tem pelo outro”, afirmou Maracujá.
Documentário Tributo, em homenagem a Boni, ganha data de estreia no Globoplay
Vida real
Alguns personagens foram inspirados em amigos e parentes da dupla. É o caso de Vó Nilza (Dhu Moraes), avó de sangue de Cosme, cuja casa é ponto de encontro do bairro e está sempre de portas abertas. Cezar contou que a personagem é inspirada em sua própria avó: “A Vó Nilza é a minha avó, que faleceu em 2022. Sempre falei que a Dhu parecia muito com ela e, quando foi definido que no projeto haveria a Vó Nilza, ver a Dhu fazendo com tanto carinho, foi emocionante. Tinha cenas que eu deitava no colo dela e ela mexia no meu cabelo como se fosse a minha avó”, lembrou.
É na casa de vó Nilza que mora Katiadeise (Flávia Reis), a tia de Cosme e enteada da mulher. A moça coleciona crushes pelo bairro e flerta com todos, inclusive com os amigos do sobrinho, como Dubai (Estevam Nabote), o faz-tudo da região. ”É muito legal quando tem um elenco que você olha em volta e todo mundo faz comédia há muitos anos, todo mundo tem esse ‘tempo cômico’. A gente se divertia muito. O Rafael e o Maracujá são muito generosos, mesmo sendo os protagonistas, eles são muito abertos” disse a atriz, que está no ar em ‘Garota do Momento’.
Raquel Villar faz seu primeiro projeto de humor e interpreta a mototáxi Rebecca. A jovem é neta postiça de Nilza. “Foi a primeira vez que trabalhei num projeto com um roteiro inteiro de humor. Então, pude construir a personagem dentro desse universo, o que é muito novo para mim. Foi muito bom, eu realmente me diverti muito, a gente construiu uma família”, comemorou a atriz, que participou de teste para conquistar a personagem.
Presidente da Globo expõe dados do Globoplay e números impressionam: “25 milhões”
Thelmo Fernandes será o segurança da rua, Pardal. Policial aposentado, ele é um bom contador de casos ao lado da barbearia de Golinho (Pedro Ottoni), outro personagem inspirado nos amigos dos criadores. “O Pardal acha que é o dono da rua, uma figura. O sonho dele é estar no FBI, por todas as histórias que ele conta, mas na hora do aperto é o primeiro a correr. Ao mesmo tempo que é um cara que quer se mostrar durão o tempo todo, é muito carente”, comentou Thelmo, que também está em outras séries do Globoplay.
Criada por Cezar Maracujá, Rafael Portugal e Thaisa Damous, a série tem direção geral de Ian SBF, direção de Rodrigo Van Der Put e Vinícius Videla, direção artística de Caíto Mainier, redação final de Maurício Rizzo e roteiro de Joana Penna, Bruna Trindade, Gustavo Vilela e Matheus Mad.