Portal MSN

MSN

Record e Record News apresentam nova identidade visual

Emissora com 70 anos de história também adota um novo slogan: “Tem a sua cara”

-

-

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Record novo logo em 2023 - Foto: Divulgação
Record novo logo em 2023 – Foto: Divulgação

Neste ano de 2023, a Record completou 70 anos com uma trajetória de constante busca por inovação, atualização e qualidade. Para celebrar este momento histórico, a emissora apresentou na noite de segunda-feira, 06 de novembro, durante o ‘Jornal da Record’, a nova identidade visual do canal, um projeto que simboliza o compromisso em manter-se conectada às rápidas mudanças do mundo contemporâneo.

- Continua após o anúncio -

O lançamento veio acompanhado de uma alteração também na nomenclatura, que retoma o nome original da emissora, Record, sem a sigla TV, uma decisão que deixa implícita uma homenagem ao passado e uma adequação às múltiplas formas de acesso ao conteúdo que a tecnologia tornou possível nos últimos anos. Todo o projeto de renovação é ainda resumido no conceito do novo slogan, “Tem a sua cara”. E para completar as comemorações, a Record News também revelou ao público uma nova identidade visual nesta semana.

+ Record transmitirá o Panamerican Esports Games Rio-2024

Desde a fundação da Record, foram criados 21 logotipos para representar o canal. A renovação atualiza o design anterior, lançado em 2016. A equipe de Computação Gráfica da emissora, responsável pelo projeto, incorporou recursos e tendências mais modernos. “Ao apresentar nosso novo logotipo, mostramos ao nosso público e ao mercado que estamos olhando as oportunidades do futuro e nos fortalecendo para um posicionamento cada vez mais bem-sucedido”, explica Marcus Vinicius Vieira, CEO da Record.

- Continua após o anúncio -

Mais sobre a Record

Nas últimas sete décadas, a cada alteração, o logotipo da Record ganhou formas mais suaves, com design e cores mais atuais, acompanhando as mudanças de um mundo que passou por grandes transformações sociais, comportamentais e tecnológicas. “Somos uma marca de projeção mundial feita por talentos brasileiros que se dedicam diariamente para distribuir nosso conteúdo em todos os meios e em todas as plataformas com um objetivo claro: estar onde as pessoas estão. Nossa marca está extremamente presente na memória do público. Toda jornada nos permite aprender, desenvolver, criar e evoluir”, afirma o executivo. O projeto gráfico, destaca ele, também está de acordo com essas premissas, resumidas no novo slogan, que reforça que a emissora tem a cara do seu público.

+ Paloma Poeta expõe alegria ao assumir novo programa na Record TV e comenta sobre o ‘Domingo Espetacular’

- Continua após o anúncio -

O atual logotipo substitui o que esteve em uso desde 2016 e surge como uma evolução do design anterior, com alterações nas bordas, na textura, nos tons e no desenho do interior, que traz uma referência à tecla play. Uma marca pronta para iniciar uma nova fase. “Mantivemos os desenhos, as formas, mas a gente deu uma modernizada nisso. É um caminho de atualização, de poder usar novos recursos, novas tendências, para melhorar, para deixar a nossa marca caminhando com o que é o mundo hoje”, diz Julio Balasso, diretor de Computação Gráfica. O profissional ainda explica que foi necessário um ano para desenvolver o projeto, inspirado em cinco pilares: atualidade, tecnologia, credibilidade, modernidade e memorização. Um processo complexo, que incluiu diversos testes de aplicação de textura, aplicação de luz, refração e sombra, por exemplo.

O novo projeto inclui uma mudança de identidade visual que se estende para toda a empresa, como nos carros de reportagem e material gráfico. Neste conjunto, há dois destaques: a fonte da marca Record e os microfones. A tipografia da marca Record foi criada especialmente para a emissora: a Record Type é única e de uso exclusivo do canal. Já os microfones seguem uma tendência adotada pelas principais redes de televisão do mundo, com a substituição da canopla por um modelo de espuma, com a cor azul Record, uma opção jovem, digital e vibrante. “O novo logotipo, símbolo da nossa identidade, traz em suas linhas uma expressão moderna, leve e simpática. Esta atualização faz parte da estratégia de modernização que começa na marca e se entende por todas as áreas da empresa, reforçando nosso compromisso de alinhamento com o mercado e a nossa audiência”, explica Fabiano Freitas, Diretor Nacional de Marketing.

Record News nova logo em 2023 - Foto: Divulgação
Record News nova logo em 2023 – Foto: Divulgação

Mudança na Record News

Nesta semana, logo após a apresentação da nova identidade visual da Record, a Record News revelou ao público o projeto de renovação da marca. Fundada há 16 anos como único canal de notícias do Brasil na TV aberta no país, atualmente a Record News pode ser assistida também na TV por assinatura e em diversas plataformas. As transformações da emissora, cada vez mais relevante em seu segmento, mostraram a necessidade de atualizar os elementos gráficos que compõem sua identidade visual.

O departamento de Computação Gráfica da Record idealizou uma atualização do projeto de renovação lançado no ano passado, quando o canal completou 15 anos. Em 2022, nas celebrações do aniversário da emissora, o nome Record News voltou como destaque. Agora, optou-se por retomar a grafia utilizada na inauguração, com o logotipo do canal acompanhado da palavra News. A reestilização da peça, um círculo envolto por aletas, torna este elemento um signo de rápido reconhecimento, inserido facilmente na memória dos consumidores.

+ ‘Domingo Espetacular’, da Record TV, vai mostrar o primeiro encontro entre Rachel Sheherazade e Cariúcha

A atualização da marca Record News segue as tendências de mercado e transita, de forma confortável, no universo multiplataforma. Por este motivo, fortalecemos a aplicação 2D, que facilita a visualização, simplifica a interpretação e deixa mais objetiva a comunicação. É um objeto simples, moderno e tecnológico”, explica Julio Balasso, diretor de Computação Gráfica.

Desde 2007, a Record News tem a missão de levar informação ao público com a credibilidade da Record, que há 70 anos acompanha o telespectador. A nova identidade visual reflete este compromisso, com uma marca mais moderna, em sintonia com tudo o que acontece no Brasil e no mundo”, afirma Reinado Gilli, presidente da Record News.

Record News logo 2023 - 2
Record News nova logo em 2023 – Foto: Divulgação
- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.