Neste ano de 2023, a Record completou 70 anos com uma trajetória de constante busca por inovação, atualização e qualidade. Para celebrar este momento histórico, a emissora apresentou na noite de segunda-feira, 06 de novembro, durante o ‘Jornal da Record’, a nova identidade visual do canal, um projeto que simboliza o compromisso em manter-se conectada às rápidas mudanças do mundo contemporâneo.
O lançamento veio acompanhado de uma alteração também na nomenclatura, que retoma o nome original da emissora, Record, sem a sigla TV, uma decisão que deixa implícita uma homenagem ao passado e uma adequação às múltiplas formas de acesso ao conteúdo que a tecnologia tornou possível nos últimos anos. Todo o projeto de renovação é ainda resumido no conceito do novo slogan, “Tem a sua cara”. E para completar as comemorações, a Record News também revelou ao público uma nova identidade visual nesta semana.
+ Record transmitirá o Panamerican Esports Games Rio-2024
Desde a fundação da Record, foram criados 21 logotipos para representar o canal. A renovação atualiza o design anterior, lançado em 2016. A equipe de Computação Gráfica da emissora, responsável pelo projeto, incorporou recursos e tendências mais modernos. “Ao apresentar nosso novo logotipo, mostramos ao nosso público e ao mercado que estamos olhando as oportunidades do futuro e nos fortalecendo para um posicionamento cada vez mais bem-sucedido”, explica Marcus Vinicius Vieira, CEO da Record.
Mais sobre a Record
Nas últimas sete décadas, a cada alteração, o logotipo da Record ganhou formas mais suaves, com design e cores mais atuais, acompanhando as mudanças de um mundo que passou por grandes transformações sociais, comportamentais e tecnológicas. “Somos uma marca de projeção mundial feita por talentos brasileiros que se dedicam diariamente para distribuir nosso conteúdo em todos os meios e em todas as plataformas com um objetivo claro: estar onde as pessoas estão. Nossa marca está extremamente presente na memória do público. Toda jornada nos permite aprender, desenvolver, criar e evoluir”, afirma o executivo. O projeto gráfico, destaca ele, também está de acordo com essas premissas, resumidas no novo slogan, que reforça que a emissora tem a cara do seu público.
O atual logotipo substitui o que esteve em uso desde 2016 e surge como uma evolução do design anterior, com alterações nas bordas, na textura, nos tons e no desenho do interior, que traz uma referência à tecla play. Uma marca pronta para iniciar uma nova fase. “Mantivemos os desenhos, as formas, mas a gente deu uma modernizada nisso. É um caminho de atualização, de poder usar novos recursos, novas tendências, para melhorar, para deixar a nossa marca caminhando com o que é o mundo hoje”, diz Julio Balasso, diretor de Computação Gráfica. O profissional ainda explica que foi necessário um ano para desenvolver o projeto, inspirado em cinco pilares: atualidade, tecnologia, credibilidade, modernidade e memorização. Um processo complexo, que incluiu diversos testes de aplicação de textura, aplicação de luz, refração e sombra, por exemplo.
O novo projeto inclui uma mudança de identidade visual que se estende para toda a empresa, como nos carros de reportagem e material gráfico. Neste conjunto, há dois destaques: a fonte da marca Record e os microfones. A tipografia da marca Record foi criada especialmente para a emissora: a Record Type é única e de uso exclusivo do canal. Já os microfones seguem uma tendência adotada pelas principais redes de televisão do mundo, com a substituição da canopla por um modelo de espuma, com a cor azul Record, uma opção jovem, digital e vibrante. “O novo logotipo, símbolo da nossa identidade, traz em suas linhas uma expressão moderna, leve e simpática. Esta atualização faz parte da estratégia de modernização que começa na marca e se entende por todas as áreas da empresa, reforçando nosso compromisso de alinhamento com o mercado e a nossa audiência”, explica Fabiano Freitas, Diretor Nacional de Marketing.
Mudança na Record News
Nesta semana, logo após a apresentação da nova identidade visual da Record, a Record News revelou ao público o projeto de renovação da marca. Fundada há 16 anos como único canal de notícias do Brasil na TV aberta no país, atualmente a Record News pode ser assistida também na TV por assinatura e em diversas plataformas. As transformações da emissora, cada vez mais relevante em seu segmento, mostraram a necessidade de atualizar os elementos gráficos que compõem sua identidade visual.
O departamento de Computação Gráfica da Record idealizou uma atualização do projeto de renovação lançado no ano passado, quando o canal completou 15 anos. Em 2022, nas celebrações do aniversário da emissora, o nome Record News voltou como destaque. Agora, optou-se por retomar a grafia utilizada na inauguração, com o logotipo do canal acompanhado da palavra News. A reestilização da peça, um círculo envolto por aletas, torna este elemento um signo de rápido reconhecimento, inserido facilmente na memória dos consumidores.
“A atualização da marca Record News segue as tendências de mercado e transita, de forma confortável, no universo multiplataforma. Por este motivo, fortalecemos a aplicação 2D, que facilita a visualização, simplifica a interpretação e deixa mais objetiva a comunicação. É um objeto simples, moderno e tecnológico”, explica Julio Balasso, diretor de Computação Gráfica.
“Desde 2007, a Record News tem a missão de levar informação ao público com a credibilidade da Record, que há 70 anos acompanha o telespectador. A nova identidade visual reflete este compromisso, com uma marca mais moderna, em sintonia com tudo o que acontece no Brasil e no mundo”, afirma Reinado Gilli, presidente da Record News.