Às vésperas da estreia da nona temporada da série “Reis“, “A Sucessão“, que vai mostrar a história completa de Salomão, a equipe de Jornalismo da Record TV percorre os lugares que fizeram parte da trajetória do monarca em Israel. Uma expedição para produzir o documentário “Salomão: o Rei Sábio” , que vai ao ar neste sábado (30/09), às 22h. O programa revela o trabalho de arqueólogos na região e as suas descobertas recentes sobre a história do filho e sucessor de Davi, e também os locais que resistiram à passagem do tempo e permanecem preservados.
+Reis – A Sucessão estreia na Record TV
No sul de Israel, a areia e o tempo conseguiram preencher enormes buracos abertos há cerca de 3 mil anos. Mas uma história que atravessa gerações resiste. Na região do Parque Timna, arqueólogos fizeram uma grande descoberta em um ponto de exploração de cobre. “Todas as amostras encontradas eram da época narrada na Bíblia – século 10 antes de Cristo, ou seja, do período do rei Salomão”, explica o arqueólogo da Universidade de Tel Aviv Erez Ben-Yosef, em entrevista à equipe da Record TV.
O time do pesquisador acredita ter confirmado a existência das famosas minas do rei Salomão. Uma das posses mais conhecidas de um monarca que fascina a humanidade até hoje. “Salomão foi o terceiro rei de Israel. Ele vai consolidar todo o reino“, explica a mestra em hebraico Susie Lee.
O local onde Salomão foi consagrado rei segue preservado na cidade de Jerusalém até hoje. “A fonte de Giom era um lugar público. Um lugar onde todos se encontravam e passavam as notícias do que estava acontecendo“, explica o escritor Efraim Rushansky.
Filho do rei Davi, Salomão se torna um rei famoso pela sabedoria – de acordo com o relato bíblico, um dom que recebe de Deus. “Através da sabedoria, ele conseguiu ter conexões muito importantes com o mundo. Se você tem sabedoria, você tem também o diálogo, a diplomacia, a capacidade de fazer conexões humanas“, afirma o historiador Ariel Horovitz.
O programa especial mostra também o trabalho de arqueólogos e pesquisadores nas regiões apontadas pela Bíblia como locais onde Salomão ergueu grandes edificações. A equipe visita três fortalezas: Hazor, Megido e Gezer. A localização era estratégica: estavam na chamada Via Maris, rota comercial que ligava regiões do Egito e Mesopotâmia. “Se você controla um cruzamento, você controla a passagem. Se você controla a passagem, você controla toda a região e você tem muito poder“, detalha Leonardo Leizerovith, especialista em história de Israel.
+ Reis e Quando Chama o Coração consolidam o segundo lugar isolado em SP e no Rio
A equipe também visita o sítio arqueológico onde são feitas escavações em busca de vestígios da grande obra de Salomão: o Templo de Jerusalém, um sonho do rei Davi que só foi concretizado pelo filho. “O Templo tem essa função de horizonte: é o limiar onde céu e terra se encontram“, diz o historiador André Reinke.
O programa também revela como essa história grandiosa será retratada na série “Reis”. “Na nona temporada, a gente vê Salomão deixar de ser um menino para se transformar em homem“, conta Carolina Vieira Viel, uma das coautoras da superprodução. “Teremos a apresentação de personagens novos, reinos novos, eventos estonteantes no Egito e a grande construção do Templo de Salomão“, revela o diretor-geral da série, Leonardo Miranda.
Tecnologia inovadora usada nas maiores produções do mundo chega às gravações de ‘Reis’