Que confusão. Nesta terça-feira (30), jornalista que participavam da cobertura entre presidentes da América do Sul, em Brasília, foram agredidos por seguranças de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. Segundo imagens o G1, as agressões partiram de agentes que estavam atuando no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A repórter da Globo, Délis Ortiz, levou um soco no peito durante o tumulto.
A confusão começou durante entrevista de Maduro para a imprensa. Os seguranças tentavam impedir a aproximação dos jornalistas do presidente venezuelano. No meio do tumulto, um segurança a serviço do GSI deu um soco no peito da repórter Delis Ortiz. Outros jornalistas também sofreram agressões.
Globo fecha acordo com a CBF e transmitirá os jogos da Seleção Brasileira masculina até 2026
O Jornal Nacional exibiu imagens do tumulto, mas o momento exato da agressão não foi captado pelas câmeras presentes no local. Renata Vasconcellos apresentou a reportagem e destacou que a TV Globo afirmou que repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza com a repórter Delis Ortiz. A emissora também aguarda as providências a serem tomadas pelo Palácio do Planalto para a punição dos responsáveis e para evitar que episódios como este se repitam.
Jornal Nacional exibe agressões sofridas por Delis Ortiz durante coletiva com o presidente da Venezuela. Globo repudiou o ato de violência e pediu providências ao Palácio do Planalto para punição dos responsáveis. pic.twitter.com/iCgEAYlUH8
— Bruno Guzzo® (@brunoguzzo) May 31, 2023
Em nota enviada à Globo, o Ministério das Relações Exteriores condenou as agressões. “O Ministério das Relações Exteriores lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da reunião de presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades”, disse a pasta em nota.
O GSI também comentou o episódio em nota enviada à imprensa. “Sobre o episódio no Palácio do Itamaraty envolvendo jornalistas, o GSI lamenta o incidente e informa que os agentes de segurança intervieram no intuito de garantir a saída segura das autoridades presentes. O GSI tomará as providências para esclarecer os fatos e verificar excessos na conduta dos agentes encarregados da segurança no evento”, disse o GSI no comunicado.