Veja o que Lula falou em entrevista ao Jornal Nacional

Lula no Jornal Nacional (Foto – TV Globo)

O candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi sabatinado na noite hoje, 25 de agosto, no Jornal Nacional pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos. Na ocasião, o ex-presidente foi questionado sobre alguns temas como: corrupção, de como será seu plano de economia caso seja eleito, governabilidade, e política internacional. O ex-mandatário teve o tempo de 40 minutos para esclarecer tais questões ao povo brasileiro.

Internautas repercutem entrevista de Lula no Jornal Nacional

Logo no começo da conversa, Bonner fala de antemão que Lula não deve mais nada para a Justiça e se refere ao ex-juiz Sérgio Moro dizendo que foi imparcial no que diz respeito às setenças decretadas para Lula. Porém, o jornalista comentou sobre corrupção na Petrobras. Em relação a este assunto o candidato afirma que a corrupção só aparece quando se permite que ela seja investigada e cita leis contra o combate a corrupção que foram criadas no seu governo.

Ele relembra o escândalo do mensalão em 2005, e declara que só existe possibilidade de alguém não cometer um crime se este alguém, por consequência também não comete nenhum erro. Quando indagado da Operação Lava Jato, ele afirma que a investigação passou dos limites e se relacionou com a política, e retorna ao caso de Moro. Lula fala que qualquer hipótese de crime que haja deve ser julgada e a lei será cumprida, assim como aconteceu em seu governo.

O entrevistador então pergunta como assegurar que a corrupção não retorne para o Brasil. O ex-presidente responde expondo que o que há de ser investigado será investigado em relação a qualquer pessoa. E ainda aponta mecanismos de controle de combate a corrupção em seu governo. Ele afirma que valoriza o Ministério Público, porém a Lava Jato colocou o MP de lado.

Related Post

No que diz respeito a economia ele fala de três fatores importantes para o seu possível futuro governo: previsibilidade, credibilidade e estabilidade e diz que estes são os pilares para que a economia se sustente em um país como o Brasil. Ele faz um aceno aos empresários dentro deste contexto.

Bonner fala sobre os problemas do governo Dilma, e ressalta a inflação e recessão que foram oriundos de seu mandato. Lula fala que Dilma teve um primeiro mandato bom, se endividou para manter políticas públicas de cunho social. O desemprego na época estava em 4,5%. Ele confessa que a presidente na época, errou com o preço da gasolina e que Eduardo Cunha e Aécio Neves trabalharam contra o governo da presidenta.

Bianca Andrade anuncia voto em Lula e ex-presidente se pronuncia

Sobre governança, ele afirma que nenhum presidente em um regime presidencialista nenhum mandatário consegue governar sem o Congresso Nacional. E aponta que o ‘Centrão’ não é um partido político. Chegou a defender imprensa livre e justiça eficaz. No que diz respeito a política internacional, quando questionado sobre suposta defesa de ditaduras em países de esquerda, o ex-presidente afirmou que cada país cuida de suas questões internas, assim como o Brasil e ainda reitera que é favorável a alternância de poder.

 

Gabriel Arruda: Gabriel Arruda é redator web especialista em notícias dos Famosos brasileiros e das Celebridades, Influencers e Personalidades da mídia em geral.

Esse site utiliza cookies Leia mais.