A caixa mágica que materializa sonhos, conta histórias de amor e superação, leva aos quatro cantos o que acontece de mais importante no planeta e traduz em imagens a paixão do esporte completa 70 anos no Brasil no dia 18. Nessas sete décadas, mudaram formatos, tecnologias e maneiras de interagir. Só não mudou o fascínio que leva milhões de pessoas a dedicar parte de seus dias para se divertir ou se informar diante da tela brilhante. Para celebrar a data, a Globo preparou uma programação especial com exemplos do que a TV brasileira tem de melhor: história, esporte, ficção, entrevistas, entretenimento e jornalismo.
+ TV Globo faz adaptações em sua programação; Mais Você volta ao ar
Para abrir a série de homenagens, o ‘Esporte Espetacular‘ do último domingo, dia 13, relembrou como o esporte foi notícia e entretenimento na TV, com a participação de atores como Lima Duarte, Tony Ramos e Murilo Benício, que interpretou o inesquecível jogador Tufão em ‘Avenida Brasil’. O narrador Galvão Bueno e o atacante Bebeto contaram detalhes do tetracampeonato da seleção brasileira na Copa de 1994, o primeiro título mundial do país exibido a cores, marcado pelas imagens da comemoração que imortalizou o bordão ‘É Tetra’. Os oito mundiais do país na Fórmula 1 e conquistas nacionais nos Jogos Olímpicos também serão lembrados.
Desde o começo desta temporada, o ‘Conversa com Bial‘ mergulha nos 70 anos da televisão no Brasil, com entrevistas de personagens que se destacaram sob os holofotes ou nos bastidores. Na segunda-feira, 14, Pedro Bial entrevista com o ator Juca de Oliveira, que relembra a sua trajetória profissional, acompanhando a evolução da TV no Brasil.
Em dois programas inéditos do ‘Globo Repórter’, que vão ao ar nos dias 18 e 25, as apresentadoras Glória Maria e Sandra Annemberg se unem a Edney Silvestre, Renato Machado e Isabela Assumpção para entrevistar atores, personalidades e apresentadores que ajudaram a fazer a história destas sete décadas. Humor, dramaturgia, esporte e música estão entre os temas abordados. No ‘Jornal da Globo’ do dia 18, Nelson Motta celebra a data com uma coluna especial sobre a história da TV.
No sábado, dia 19, a TV Globo exibe no ‘Supercine’ ‘Nada Será Como Antes’, produção sobre a chegada da televisão no Brasil, em formato de telefilme. Exibida originalmente em 2016, a obra criada por Guel Arraes e Jorge Furtado, escrita por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, com direção artística de José Luiz Villamarim, conta, de forma ficcional, os bastidores da implementação da primeira emissora de televisão no Brasil.
+ Conheça as duplas da 17ª edição do ‘Dança dos Famosos’
Ambientada entre meados da década de 1940 até o final dos anos 1950, a trama tem como fio condutor o drama romântico do empreendedor Saulo (Murilo Benício) e da locutora de rádio Verônica (Débora Falabella). A trajetória do casal acompanha a transformação dos meios de comunicação do país, entremeada por outras histórias que envolvem amores arrebatadores, poder, intrigas, paixões, ciúmes e desilusões. Além do elenco afinado com nomes como Daniel de Oliveira, Bruna Marquezine, Leticia Colin, Bruno Garcia e Jesuíta Barbosa, a obra se destaca pelo primor da fotografia, dos cenários, figurino e caracterização, além de uma trilha sonora sofisticada e envolvente.
Na manhã de domingo, dia 20, Carlos Tramontina traz uma matéria especial sobre o tema no ‘Antena Paulista’.
O público ficou surpreso com a chamada do Globo Repórter que mostra os apresentadores Silvio Santos, Gugu e Hebe Camargo. Não tem como falar de TV, sem homenagear esses três ícones.
+ João Augusto presta homenagem a Gugu Liberato: ‘Meu pai amado’
Veja o vídeo com a chamada para o Globo Repórter: